Errado está aquele que acha que acampar é coisa de maluco! O camping é fortemente indicado para pessoas que buscam tranqülidade e proximidade com a natureza, sejam solteiros, casados, ou qualquer tipo e tamanho de família. Porém, o conforto só está garantido quando alguns pequenos cuidados são tomados. A Nattrip elaborou algumas dicas para cada tipo de acampamento, incluindo sugestões de que equipamentos levar.
Para qualquer tipo de acampamento:
Curta seu acampamento com segurança, conforto e educação. As dicas a seguir são dicas gerais, que valem para todo tipo de acampamento, seja ele na praia, na montanha ou na floresta:
- Ande sempre com uma lanterna. Mesmo que saia para caminhar ainda de dia, leve uma lanterna de emergência. Um dia ela vai te surpreender!
- Colocar lonas por baixo da barraca causa acúmulo de água e em caso de chuva forte pode piorar a situação. Deixe que a terra absorva a água que está embaixo da barraca naturalmente.
- Comida do lado de fora é atrativo para animais, ainda que em recipientes fechados. Lembre-se que você não está no seu habitat, mas sim no deles. Não alimente animais selvagens. Guarde toda a comida dentro da barraca e em recipientes bem selados.
- Nunca acampe nas margens dos rios. Em caso de chuva nos cumes, trombas d'água podem descer rio abaixo e acarretar desastres. Evite qualquer região de vale onde não haja escoamento de água. Em caso de dúvida, monte seu acampamento em locais altos.
- Evite usar veneno dentro da barraca, principalmente os usados contra insetos. Lembre-se que você passará a noite inteira nela e com pouca ventilação.
- Nunca deixe uma fogueira acesa e vá dormir. Uma brisa pode espalhar faíscas, que não só podem causar incêndios como podem voar na direção de sua barraca e causar danos na lona da mesma.
- Em locais remotos, ao fazer suas necessidades, certifique-se de que não está afetando o ambiente que o permeia. Nunca urine, escove os dentes ou use shampoo e sabonetes em rios, pois outras pessoas e animais podem consumir suas águas mais abaixo. Enterre toda a matéria orgânica. Use o máximo de itens biodegradáveis que puder. O que não for, certifique-se de trazer de volta.
- Você sabe que a água de rios contém grande quantidade de seres microscópicos e um intestino mais sensível poderá sofrer um pouco. Será difícil achar um filtro ou um bebedouro, então uma boa idéia é levar esterilizadores de água, como Hidrosteril ou Clorin. Vendem em qualquer mercado e são muito úteis.
- Abrir uma simples lata de milho pode se tornar uma dor de cabeça. Lembre-se do seu canivete multi-uso.
- Não fique com medo de levar pasta de atum só porque ela contém maionese. Escolha uma que seja embalada a vácuo e cuja embalagem seja plástica. Ao abrir, não faça um furo grande, basta cortar a quina da embalagem. Após o uso você pode selar a embalagem com um isqueiro. Certifique-se de que ficou bem selada. Assim sua pasta de atum vai durar alguns dias sem precisar de geladeira.
- ...e lembre-se de deixar sempre uma garráfa de água dentro da barraca. Sua namorada não vai querer sair sozinha de madrugada para beber água...
O que levar:
- Mochila:
- Escolha uma mochila que supra a sua necessidade mais costumeira. O tamanho certo para sua mochila depende do seu tipo de caminhada, mas lembre-se: sentir-se confortável é o mais importante!
- Utilize sacos estanque para organização interna. Dê preferência aos sacos-estanque mais leves e finos. Sacos plásticos fazem bem o trabalho, desde que você os traga de volta.
- Tenha sempre uma capa de chuva para proteger sua mochila.
- Leve alguns mosquetões presos à mochila para prender volumes inesperados. Os "bottons" e "broches" são bons para personalizar e identificar sua mala.
- Barraca de camping:
- Use barracas com impermeabilização e dê preferência àquelas que tem lona externa de proteção que vai até o chão. Lonas externas que terminam à meia altura, não evitam que a chuva ao cair no chão empoçado, respingue no revestimento interno.
- Prefira sempre as barracas mais leves e que ocupam volumes menores ao serem desmontadas e guardadas.
- Isolantes térmicos:
- Mesmo nos locais mais quentes, evite dormir em contato direto com o chão. Seria similar a dormir com as costas num piso de mármore. Você pode acordar mal.
- Colchões infláveis são também isolantes. Caso não se incomode com o peso e com o trabalho de enchê-los, eles são uma ótima opção.
- Saco de dormir:
- Um saco de dormir é mais prático, leve e compacto que um cobertor.
- Casais podem optar por sacos de dormir que se unem, formando um único agasalho para o casal.
- Na hora de guardar seu saco de dormir, nunca dobre-o na mesma posição todas as vezes. Isto força as fibras do saco de dormir e faz com que ele perca suas propriedades térmicas mais rapidamente. O correto é amassá-lo dentro de sua capa de forma aleatória.
- Estojo de primeiros socorros
- Material básico (Ex.: Gaze, Esparadrapo, Atadura, Álcool, etc)
- Anti-alérgicos
- Medicação usual para febre, dor muscular, dor de cabeça
- Medicação de alívio muscular imediato (i.e.: Salompas, Gelol)
- Material de Higiene
- Esterilizadores de água (Ex: Hidrosteril, Clorin)
- Lanterna
- Lanternas de LED têm maior durabilidade e precisam de menos carga. Isso significa menos pilhas e consequentemente menos peso e poluição. Considere levar lanternas de cabeça, que são muito práticas e mantém suas mãos livres.
- Lanternas que utilizam energia mecânica são excelentes para viagens longas onde você pode ter problemas com pilhas. Estas lanternas funcionam com um micro-gerador, que é acionado ao se pressionar a lanterna. Não é necessário o uso de pilha.
- Canivete Multi-Uso
- Isqueiro
Camping na praia:
Sensações como dormir com o relaxante barulho das ondas e assistir o sol pintar o mar de laranja no fim de tarde realmente são impagáveis, mas se quiser curtir isso tudo com o máximo de conforto, lembre-se:
- Verifique se nao há formigueiros nem pedras no local onde pretende armar a barraca. Dormir em cima de pedras é muito desconfortável, assim como acordar e ver seu tênis cheio de formigas.
- O sol nasce no leste. A posição das árvores em relação à barraca é uma maneira de evitar que ela vire um forno durante a manhã e você acorde antes da hora que gostaria. Porém verifique se não existem galhos que possam cair em cima dela quando houver um vento mais forte.
- Uma ótima idéia é colocar uma canga velha como tapete de entrada da barraca, para assim limpar os pés e não sujar a barraca de areia.
- Pode-se usar velas de parafina colocadas estrategicamente para iluminar o espaço no entorno da barraca e o caminho até ela. Porém, lembre-se de colocar as velas em buracos feitos na areia, para que o vento não as apague e para que em caso de qualquer esbarrão a areia cubra a vela, apagando o pavio. Tome muito cuidado e evite fazer isso quando estiver com crianças, pois o material das barracas e altamente inflamável.
- Abrir a porta da barraca ao acordar e ver o lindo mar azul é uma sensação única. Tente posicionar sua barraca de frente para o mar e experimente esta sensação.
- Escutar o som da natureza é sempre uma diversão, mas para aqueles que gostam de escutar uma música e não tocam violão, levar as caixas de som portáteis do seu MP3 é uma excelente idéia para o fim de tarde na praia.
- Levar rede portátil. Seus cochilos depois do almoço nunca mais serão os mesmos.
O que levar para o camping na praia:
- Canga
- Velas de parafina
- Caixas de som portáteis do MP3 player
- Protetor solar
- Rede portátil
Camping na montanha:
Sentir o vento gelado no rosto, já na companhia da lua, enquanto assiste ao espetáculo crepúsculo do anoitecer. Sentar no chão ainda molhado pelo orvalho da manhã e ver o alaranjado despertar do sol. Essas sensações são tão intensas que nos fazem esquecer da vida. Porém, quando for atrás destas sensações, não esqueça:
- Juntar folhas secas e formar um tapete por baixo de sua barraca é uma ótima forma de criar um isolante térmico natural e ao mesmo tempo deixar o piso mais macio.
- Em locais de altitude elevada, o vento pode ser um grande causador de problemas. Pense bem em como fincar sua barraca. Procure locais menos expostos.
- Caso queira fazer uma fogueira e o local de acampamento permita, tome o cuidado de cercá-la com pedras para que nenhuma brasa role para longe do centro da fogueira. Nunca deixe uma fogueira acesa e vá dormir.
- Vale a pena levar cartas do local (mapas) e uma bússola, para saber exatamente para onde você está olhando. Ver uma linda paisagem do alto e não saber do que se trata, acaba perdendo a graça.
- Usar um binóculos para apreciar a paisagem e os animais pode valer a pena.
- Levar uma vitamina C pode evitar um resfriado inesperado.
O que levar para o camping na montanha:
- Objetos de vestimenta:
- gorro, luva e tapa-orelhas.
- anoraque (capa de chuva) ou casaco impermeável.
- meias de lã por baixo e de algodão por cima.
- bota de caminhada ou tênis resistente.
- Cartas do local e bússola.
- Binóculo.
- Vitamina C.
Camping na floresta:
Ouvir os pássaros e sentir o aroma da floresta tropical é um privilégio de poucos países no mundo. Por sorte o Brasil é um deles. Ao partir para um acampamento na floresta, lembre-se:
- Verifique se nao há formigueiros nem pedras no local onde pretende armar a barraca. Dormir em cima de pedras é muito desconfortável, assim como acordar e ver seu tênis cheio de formigas.
- O sol nasce no leste. A posição das árvores em relação à barraca é uma maneira de evitar que ela vire um forno durante a manhã e você acorde antes da hora que gostaria. Porém verifique se não existem galhos que possam cair em cima dela quando houver um vento mais forte.
- Leve batatas-doce enroladas em papel laminado. Cozinhe as batatas na brasa e depois coma com um cream cheese tipo polenguinho. É uma delícia. Lembre-se de guardar o papel laminado.
O que levar para o camping na floresta:
- Canga para picnic
- Batatas-doce enroladas em papel laminado
Nenhum comentário:
Postar um comentário