quinta-feira, junho 26, 2014

Por fim


De repete, tudo vai ficando tão simples que assusta. Vamos perdendo as necessidades, vai reduzindo a bagagem. As opiniões dos outros, são realmente dos outros, e mesmo que sejam sobre nós; não tem importância. Vamos abrindo mão das certezas, pois já não temos certeza de nada. E, isso não faz a menor falta. Paramos de julgar, pois já não existe certo ou errado e sim a vida que cada um escolheu para experimentar. Por fim, entendemos que tudo que importa é ter paz e sossego, é viver sem medo, é fazer o que alegra o coração naquele momento. E só.

Jacqueline Moraes
 

Capitu


terça-feira, junho 24, 2014

Versos, cartas e poesias.

 
De todas as margens do oceano
nas irrelevantes areias do deserto,
nas estações do ano
a incerteza.
 
Nas trilhas perdidas,
as idas.
Os reencontros,
em um vazio qualquer
afaga o meu peito.
 
Seus lábios doces,
como o cheiro das rosas de verão.
Versos, cartas e poesias.
Apesar de tudo,
te quero bem.
 
Jacqueline Moraes
 

5 Dicas Para Escrever Melhor


Há quem diga que escrever é um dom que poucos possuem. Essa questão do dom pode até se valer para alguns dos escritores mais famosos da literatura, mas uma coisa é certa: cada um deles teve que passar por um intenso processo de aprendizagem e convivência com a escrita até serem considerados grandes pensadores. Algumas pessoas realmente tem mais facilidade, mas nunca ouvi falar de ninguém que nasceu escritor. Na minha opinião, escrita é 5% de dom e 95% de dedicação, treino e estudo. Não sou escritora famosa e muito menos uma grande pensadora, mas ao longo do tempo que passei escrevendo, coletei algumas dicas que me ajudaram a melhorar meu trabalho. Vem conferir:

- Observe: Geralmente criamos histórias baseadas em coisas que vivemos ou que vimos acontecer em algum lugar, seja com um amigo, em um filme, em um livro ou até mesmo nos nossos sonhos. Por isso, escritores devem ser bons observadores. A menos que você tenha uma fonte ilimitada de inspiração na sua mente e consiga criar histórias mirabolantes a partir do nada, observar o mundo à sua volta vai facilitar bastante o seu processo criativo. Nosso cotidiano está repleto de acontecimentos, cenas e diálogos que apenas estão esperando por bons escritores para incorporá-los em suas histórias.

- Leia suas histórias em voz alta: Quer ter certeza de que aquele conto que você escreveu ficou realmente bom? Leia-o em voz alta. As palavras podem soar muito diferentes dentro e fora da nossa cabeça. Dessa forma você conseguirá prestar mais atenção no ritmo da narrativa e na naturalidade das palavras que escolheu para compor o texto. Também é interessante pedir para um amigo ler sua história, assim você consegue se distanciar ainda mais do seu trabalho e fica mais fácil de descobrir o que precisa ser melhorado e adaptado.


- Escreva todos os dias: Escrever requer prática. Reserve pelo menos uma horinha do seu dia pra vomitar palavras na tela do computador. Nesse momento, é muito importante relaxar e não ficar se cobrando. Você não precisa escrever a história maaaaais sensacional do mundo, ok? Na verdade, sua história não precisa nem ter começo, meio e fim. Pode ser só um desses pedaços. Podem ser pensamentos de um personagem que você criou, seus próprios pensamentos aleatórios ou apenas divagações sobre um tema que deseja abordar. O importante é treinar o processo de organizar seus pensamentos e ideias em sentenças escritas.

- Estude: Assim como qualquer outra atividade, escrever carece de muito estudo e dedicação. Entre em cursos, leia e releia histórias de seus escritores favoritos – e descubra por que você gosta tanto do trabalho desses autores -, estude literatura, estenda seu vocabulário, desconstrua as grandes histórias clássicas e mantenha-se sempre curioso!

- Escreva sobre o que você sabe: Pra convencer o leitor sobre o que você está tentando transmitir com sua história, é imprescindível que saiba do que está falando. Não adianta nada tentar escrever sobre a caça das baleias no Japão se você não faz ideia do que esse fato representa. É preciso ter claro em sua mente qual seu posicionamento a respeito do tema centra de sua narrativa. Cada palavra escolhida é um argumento que vai te ajudar a comprovar e reforçar a ideia que você está se propondo a provar. Pesquise o máximo que puder antes de sentar a bunda na cadeira para escrever, assim você poderá passar informações mais consistentes para seus leitores.

Não existe receita de bolo pra escrever, mas com certeza existem algumas técnicas bacanas que podem contribuir para o aprimoramento de nossos textos. Espero que tenham gostado das dicas! <3

Jacqueline Moraes

Alemanha X Portugual

Com goleada de 4x0, Alemanha venceu Portugal e nem deu espaço para Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo, aparecer. Com ou sem golaços, ambos países têm outros atrativos além do futebol. Entre eles estão seus deliciosas pratos típicos. E os doces não ficam de fora desta lista. Para celebrar a vitória da Alemanha ou adoçar a derrota de Portugal, aqui estão duas sobremesasa tradicionais. Aprenda a preparar uma Apfelkuchen (torta de maçã alemã), da doceria Leckerhaus, e o típico pastel de Belém português do restaurante Bacalhoeiro. Está difícil  escolher entre os países? Não tem problema! Aqui você pode aproveitar sem culpa o que os dois oferecem.

Apfelkuchen (torta de maçã alemã) - da Leckerhaus

      (Uva-passa, canela e castanha-do-brasil incrementam o recheio.)

Ingredientes da massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ovo
100 g de manteiga
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento químico
2 e 1/2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo da massa
Amasse tudo com as mãos e leve à geladeira por cerca de 30 minutos.
Forre o fundo de uma forma com mais da metade da massa (o restante vai servir de cobertura para a torta). Faça furos com o garfo para a massa estufar. Asse por aproximadamente 12 minutos e deixe esfriar para colocar o recheio.

Ingredientes do recheio
6 maçãs grandes
1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
1 xícara (chá) de água filtrada
3 colheres (sopa) de uvas-passas
1 pitada de canela em pó
5 castanhas-do-brasil

Modo de preparo do recheio
Descasque as maçãs, tire as sementes e corte as em fatias não muito finas.
Tire lascas das castanhas. Em uma panela, junte as maçãs cortadas, o açúcar e a metade da água. Mexa e deixar ferver. Dissolva o amido na água restante e acrescente à panela com as maçãs.
Mexa até engrossar. Acrescente as lascas da castanha no recheio junto com as uvas-passas e misture bem. Coloque sobre a massa.
Para decorar,  corte tiras de massa e faça uma treliça (como mostra a foto). Coloque sob o recheio.
Asse em forno médio (180°C) por aproximadamente 50 minutos ou até dourar a cobertura.
Dica: sirva quentinha com sorvete de creme ou nata batida

Pastel de Belém - do Bacalhoeiro


Ingredientes da massa
250g de farinha de trigo
Água com uma pitada de sal
150g de manteiga ou margarina
1 gema

Modo de preparo da massa
Sobre o mármore, faça um monte de farinha
Faça um buraco no meio e coloque uma gema e água o suficiente para obter uma massa maleável
Abra a massa e cubra com 50g de manteiga ou margarina
Dobre de tal maneira a obter três camadas de massa (dobre uma parte sobre o meio e a outra por cima)
Repita essa operação duas vezes, sempre espalhando 50 g de margarina ou manteiga
Abra novamente, espalhe a manteiga e enrole como se fosse um rocambole
Corte o rocambole em fatias de 2 centímetros de grossura
Estenda cada rodela no fundo de uma forminha pequena, forrando também as laterais.

Ingredientes do recheio
80g de maizena
1 litro de creme de leite
12 gemas
300g de açúcar
Baunilha líquida

Modo de preparo do recheio
Numa panela junte a maizena, o creme de leite, as gemas e metade do açúcar
Leve ao fogo até ferver
Adicione o resto do açúcar e a baunilha líquida (algumas gotas)
Mexa bem e leve à fervura novamente
Desligue e coloque sobre as rodelas de massa
Leve as forminhas ao forno médio preaquecido até que estejam bem sequinhas

Dicas1: A massa folhada pode ser comprada pronta.
Dica 2: É servido, tradicionalmente, com açúcar e canela. Quente o frio, ao gosto de cada um.

Jacqueline Moraes

segunda-feira, junho 23, 2014

Filmes around the world

 
                                     
                        Paris (2008)
Pierre, a professional dancer, suffers from a serious heart disease. While he is waiting for a transplant which may (or may not) save his life, he has nothing better to do than look at the people around him, from the balcony of his Paris apartment. When Elise, his sister with three kids and no husband, moves in to his place to care for him, Pierre does not change his new habits. And instead of dancing himself, it is Paris and the Parisians who dance before his eyes.









                                       
                   Paris, Te Amo (2006)

     "Paris, je t'aime" (original title).

   Through the neighborhoods of Paris, love is veiled, revealed, imitated, sucked dry, reinvented and awakened.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                     Intocáveis (2011)         
 
After he becomes a quadriplegic from a paragliding accident, an aristocrat hires a young man from the projects to be his caretaker.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)
 
Amelie, an innocent and naive girl in Paris, with her own sense of justice, decides to help those around her and along the way, discovers love.
 
 
 
 
 
 
  
                         
 
   





O Jantar dos Malas (1998)        
 
  "Le dîner de cons" (original title)
                              Delicatessen (1991)

Post-apocalyptic surrealist black comedy about the landlord of an apartment building who occasionally prepares a delicacy for his odd tenants.
        Táxi - Velocidade nas Ruas (I) (1998)        
 
To work off his tarnished driving record, a hip taxi driver must chauffeur a loser police inspector on the trail of German bank robbers.














Moulin Rouge: Amor em Vermelho (2001)

A poet falls for a beautiful courtesan whom a jealous duke covets in this stylish musical, with music drawn from familiar 20th century sources.
 




 
 
 
 
 

 
 
 
Meia-Noite em Paris (2001)

While on a trip to Paris with his fiancée's family, a nostalgic screenwriter finds himself mysteriously going back to the 1920s every day at midnight.














 Imensidão Azul (1988)
 Enzo and Jacques have known each other for a long time. Their friendship started in their childhood days in the Mediterranean. They were not real friends in these days, but there was something they both loved and used to do the whole day long: diving. One day Jacques' father, who was a diver too, died in the Mediterranean sea. After that incident Enzo and Jacques lost contact. After several years, Enzo and Jacques had grown up, Johanna, a young clerk in a security office, has to go to Peru. There she meets Jacques who works for a group of scientists. He dives for some minutes into ice-cold water and the scientists monitor his physical state that is more like a dolphin's than a human's. Johanna can not believe what she sees and gets very interested in Jacques but she's unable to get acquainted with him. Some weeks later, back in her office, she notices a championship for divers that is supposed to take place in Taormina, Italy. In order to see Jacques again she makes up a story so the firm sends her to Italy for business purposes. In Taormina there is also Enzo, the reigning diving world champion. He knows that only Jacques can challenge and probably beat him. This time Johanna and Jacques get closer, but Jacques, being more a dolphin than a man, can not really commit and his rivalry with Enzo pushes both men into dangerous territory...         
 

 
 
Perfume - A História de um Assassino (2006) 

 
 Jean-Baptiste Grenouille, born with a superior olfactory sense, creates the world's finest perfume. His work, however, takes a dark turn as he searches for the ultimate scent.






 
 


Carga Explosiva (2002)
 
This film is about a man whose job is to deliver packages without asking any questions. Complications arise when he breaks those rules.
 
 
 
 
 


 
 



 Bonecas Russas (2005)      
 
Five years after their summer together in Barcelona, Xavier, William, Wendy, Martine and Isabelle reunite.  
 
Filme em Paris/Londres/St Petersburg/Moscow 
 
 
 
 
 






 
Albergue Espanhol (2002)        
A strait-laced French student moves into an apartment in Barcelona with a cast of six other characters from all over Europe. Together, they speak the international language of love and friendship.
 
 
 Filme em Barcelona
 
 
 
 

 








Vicky Cristina Barcelona (2008)

Two girlfriends on a summer holiday in Spain become enamored with the same painter, unaware that his ex-wife, with whom he has a tempestuous relationship, is about to re-enter the Picture.
 
Filme em Madri
 


Abra os Olhos (1997)

A very handsome man finds the love of his life, but he suffers an accident and needs to have his face rebuilt by surgery after it is severely disfigured.

Filme em Madri


 Na Mira do Chefe (2008)

Guilt-stricken after a job gone wrong, hitman Ray and his partner await orders from their ruthless boss in Bruges, Belgium, the last place in the world Ray wants to be.

Filme em Bruxelas










A Vida dos Outros (2006)
In 1984 East Berlin, an agent of the secret police, conducting surveillance on a writer and his lover, finds himself becoming increasingly absorbed by their lives.

Filme em Berlim
  Fonte: www.imdb.com
  Dica: Friend Pierre Malafosse
Jacqueline Moraes

domingo, junho 22, 2014

Download gratuito de livros


Quer ler mais sem "sentir dor no bolso"? Separei sites incríveis que disponibilizam obras para download gratuito. Baixe e-books de forma legal, economize e viaje para lugares incríveis na frente do computador (ou do tablet, ou do reader):

1. Open Library - o site (que quer catalogar todos os livros do mundo) possui mais de um milhão de obras para download gratuito, em diversas línguas. Entre os livros em português, encontramos contos e romances de Monteiro Lobato, José de Alencar e Machado de Assis, por exemplo. Se você sabe ler em inglês, as opções são inúmeras.
2. Portal Domínio Público - lista obras em diversas línguas (incluindo 2 mil livros em português) que já estão em domínio público. É possível ler "A Divina Comédia", de Dante, por exemplo.
3. Projeto Gutemberg - mais de 100 mil livros em diversas línguas. Podem ser baixados em vários formatos.
4. eBooks Brasil - o site tem uma cara antiga e navegação pouco intuitiva, mas seu acervo funciona perfeitamente. Basta navegar pelo formato desejado de eBook pelos links logo abaixo da logomarca e buscar o que você deseja ler.
5. Obras raras da USP - o site reúne imagens de edições incríveis. O acervo ainda é pequeno (não mais que 30 livros) - mas só a chance de explorar essa edição impressionante de Dom Quixote vale a visita.
6. Wikisource - a "biblioteca" da Wikipedia reúne livros que estão sob domínio público ou sob a licença "Creative Commons".  Na versão lusófona, temos mais de 27 mil textos disponíveis, divididos em categorias como períodos literários, países de origem e anos em que foram escritos.
7. História da África - para quem gosta de história, a unesco disponibiliza uma coleção de volumes internacionais.

Jacqueline Moraes

sexta-feira, junho 20, 2014

Muffin de Banana com cereais

Mesmo com toda a popularidade de cupcakes e muffins, muitas pessoas ainda têm dúvidas de qual a diferença entre eles, muitas vezes apontada como a simples questão de ter cobertura ou não. Apesar de terem aparência semelhante e serem assados no mesmo tipo de forminhas, muffins e cupcakes representam dois tipos de bolos bem diferentes.
Como é preparado para o café-da-manhã ou lanche da tarde, os muffins têm a característica de incorporar ingredientes saudáveis, como frutas, castanhas, grãos, sementes e especiarias, mas podem também receber gotas de chocolate, coberturas ou outros complementos mais festivos. O muffin é um bolo mais denso, não costuma esfarelar e tem uma aparência mais dura.
 
      Ingredientes:
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de leite de pó
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 1 colher de sopa de canela
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 ovo
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Granola, Castanha, Aveia a gosto.
  • 3 bananas maduras picadas
       Modo de preparo:
 
   1.Coloque todos os ingredientes em um pote e bata bem.


2.Se for usar forminhas de alumínio é necessário untá-las. Forminha de silicone não é necessário.

    3.Despeje a massa nas forminhas e leve no forno á 200º celcios por 20 minutos.
 

Jacqueline Moraes
 

quinta-feira, junho 19, 2014

Hug


Eu gosto de lembrar do passado,
num passado quase presente.
Foi num curto espaço,
quando abri a porta
e não abraçamos.
 
Como quem quis dizer,
Adeus.
 
Jacqueline Moraes 


quarta-feira, junho 18, 2014

Copa: o que se fala, ouve e não vê


Pois é, vai ter Copa. Igual, sobrarão manifestações. Gritos de sobra: nos estádios e fora deles. Bandeiras ao alto, sonhos ao chão. Marchas, chutes e a violência permissiva que a todos orgulha, enquanto encanta: salve o hino nacional. A multidão se une por uma razão maior e a superfície da realidade parece até outra. A diferença que se vê nas ruas, no entanto, já está prevista na programação.
O show está armado e a plateia sedenta para participar. Os confrontos já têm dia e hora marcada. Tanto para os que são prós, quanto os que são contra – revelai-vos – ambos precisam do mesmo evento para poder existir. De apenas pessoas precisa o espetáculo. Qualquer espetáculo.
A Copa em si não é um erro. Ela foi um fruto mal colhido, mal planejado, um alimento de grife para uma despensa vazia. Algo absolutamente fora de época e contexto, um luxo desnecessário, que apenas os que fingem não passar fome se dão o direito de cometer.
Aos que gritam contra a Copa, porém, eis um convite a pensar: à face de todo problema que se enfrenta, é preciso aprender a enxergar que existe um processo de gestação anterior. Se a reação tornou-se a única alternativa, significa que a prevenção falhou. Enquanto hoje apresentam-se tempos de inúmeras metáforas, logo vê-se a tradicional dificuldade de interpretação.
Consequente ao primeiro pingo de consciência social, um velho lema costuma cair bem: “a união faz a força”. No entanto, já cansou-se de escutar a praça e a história. Não há nenhuma solução que se inicie em forças exteriores ao ser – seja de caráter político, religioso ou social. Se não partir de cada um, não partirá de todos.
As manifestações que se desenham têm a cara de uma inconfundível parte da sociedade brasileira. A marcha dos críticos, embora coberta de razão, depredou, antes de tudo, seu próprio espelho. Reclamar do que está errado sempre foi e sempre será mais cômodo do que comprometer-se a mudar.
Criticar a Copa, demonizar a Fifa e pôr a culpa no Brasil é uma maneira infrutífera de demonstrar um posicionamento e consciência política. Enquanto a responsabilidade não for associada às pessoas, os contratos seguirão governando e o caráter impessoal das decisões manterá neutro todo o carrossel social. Quando a responsabilidade é associada a terceiros, reclamar mudanças é, no mínimo, incoerente.
Difícil discordar, no entanto, que o momento oferece uma oportunidade de transformações significativas. Convenhamos, ele sempre oferece. A mudança é igualmente um processo evolutivo, à base de erros e aprendizados. A esperança reside no desenvolvimento da consciência individual, social e, principalmente, coletiva.
Agora, portanto, que o gigante acabou de acordar, ainda tem todo um dia pela frente antes de dormir em paz consigo. Se com cabeça baixa ou orgulhoso da luta, vitorioso é quem supera a si mesmo. Em quatro anos, haverá outra Copa, e lá estará nossa pátria, bandeira e hino nacional. Assim é o calendário e não é isso que precisa mudar.
Porém, aqui, ao nosso alcance, o que estará fazendo cada um por seu próprio país?
 
(Marcelo Penteado)

domingo, junho 15, 2014

New York Costumizada


Concordam que, para a maioria das mulheres que curtem moda, um dos maiores objetos de desejo é a tal da itbag?! Acho que é o mesmo sentimento que o homem tem com carro, quando conseguimos comprar um modelo que estávamos de olho a muito tempo, dá uma felicidade né? Tantas dilminhas economizadas e finalmente podemos passear com aquele pedaço (as vezes “inho”) de couro grifado na mão…ai que realização! kkkkkk  Sounds mamona, mas sem julgamentos gente, cada um com suas loucuras consumistas!
Mas e quando a moça tem tantas Vuittons, Hermézes e Chaneusss que desapega? Tem gente que deixa encostada no armário, dá pra alguém e até vende no instagram. Mas quer saber qual é a trend atual pra essa situação? CUSTOMIZAR! Depois das versões “comportadas” da Vuitton e Goyard (monograma e tal), a ordem agora é pintar, rabiscar, colocar tachinha…qualquer coisa que torne sua bolsa realmente única – já que hoje em dia pagar caro não significa ter exclusividade e o “caro” está cada vez mais relativo!
Camiseta sem estampa, dá pra fazer tanta coisa nela! É como uma tela em branco para pintar, você pode fazer o que quiser mas às vezes falta inspiração. Você pode pintar uma frase na camiseta e expressar todo o seu estilo! Que tal aprender a fazer uma regata New York City?
 
 



 
Jacqueline Moraes

Alfajor


Alfajor é um doce tradicional da Argentina e dos países ibero-americanos, mas originalmente criado no Equador. O nome vem do árabe al hasu e significa recheado.
O doce é composto de duas massas de biscoito, que devem ser levemente crocantes e macias, quase esfarelando, mas firmes, e com generosa porção de recheio de doce de leite, coberto com chocolate sabor meio amarga.Pode ser usado como lembranças de aniversários, bodas, casamentos, confraternizações e despedidas, com embalagens personalizadas e criativas escolhidas e definidas por você!


            Ingredientes:
  • Biscoito Maria
  • Doce de leite
  • Chocolate meio amargo e branco.
             Modo de Preparo:
  • Recheie os biscoitos com doce de leite.
  • Corte o chocolate meio amargo em pedaços pequenos, em um pote de vidro, leve ao microondas por 40 minutos para derreter. Obs: Quando for derreter o chocolate tanto em banho maria quanto no microondas, jamais deixe em contato com a agua ou vapor, isso pode queimar o chocolate.
  • Em uma forma, coloque papel vegetal para não grudar na forma.
  • Com uma colher, vá cobrindo o alfajor com chocolate meio amargo. Leve na geladeira por aproximadamente 2 horas.
  • Decore com chocolate branco.

 
Jacqueline Moraes


Vai Brasil!


Luzes refletidas no asfalto,
e,
a constante euforia se instalava.
Em Setembro ou em Junho,
com o intenso "nacionalismo"
As cores brilham
na sintonia,
em um lugar qualquer.
 
Jacqueline Moraes

terça-feira, junho 10, 2014

Espero você, aqui.


Meu amor,
Lembro de nós.
Nossos olhares,
espero vagamente,
por você.
 
Evito nossa melodia,
meu coração soa.
Fico ansiosa,
pelas lembranças.
 
Camping, nutella
doritos.
Penso que acordei,
acordei;
ao seu lado.
 
Não sei para onde iremos,
não sei quando será
o próximo reencontro.
 
Saudades é pouco,
no canto vazio
sinto o cheiro do inverno.
 
Sofro sozinho,
onde quer que eu vá;
espero por ti
aqui,
pelos nossos sonhos.
Na minha
alma
solitária,
espero por
ti.
 
Jacqueline Moraes
 
 
 
 
 

Só você


Eu, Chico e a melodia.
Uma ótima companhia,
seria você aqui agora.

A lua esta distante,
você não esta longe
só não esta aqui agora.

Os namorados querem companhia.
De dia ou de noite,
Agora.
 
Jacqueline Moraes

Tortillas de Patatas

 
A Tortilla espanhola tradicional, é também conhecida como "Tortilla de Patatas" ou tortilha de batatas, uma espécie de omelete feita com batatas e cebola, temperada apenas com sal. Tem muitas variações, como a Tortilha Brava temperada com páprica picante, ou a Tortilla à Paisana, que leva Chorizo (chouriço, outra comida típica) e pimentões. Mais que saborosa, faz parte da história e da alma do povo espanhol, assim como a Paella e o Chorizo. Sem dúvida um dos pratos mais representativos da rica cozinha da Espanha.
 Ingredientes 
1 batata grande e 2 ovos (tortilla grande)
1 batata pequena e 1 ovo (tortilla média)
1 cebola grande

Sal a gosto
Óleo de girassol ou azeite de oliva.
Obs.: de preferência ovos caipiras, que são mais saborosos, ainda que mais caros.
Modo de preparo
Corte a batata em rodelas, lave e seque bem com papel toalha (fritar batatas sequinhas é fundamental). Salgue a batata a gosto.
Corte a cebola.
As batatas podem ser cortadas em rodelas inteiras, ou em rodelas cortadas na metade. E a cebola pode tanto ser cortada picadinha, quanto em corte “pluma” (termo em espanhol):


Deixe pré-aquecer o óleo na frigideira. Logo após, despeje e frite as batatas cruas na frigideira, com bastante óleo. Deixe fritar até o ponto de começarem a se desmanchar a um aperto com a colher, e estarem levemente douradas.

 
Depois de fritas, escorra o excesso de óleo e retire-as pouco a pouco, num prato com papel toalha para retirar este óleo excessivo.

Num recipiente próprio, quebre 1 ou 2 ovos inteiros (um ou dois, dependendo do tamanho da tortilla desejado) e bata bem, até vivar uma pasta uniforme.

Agora coloque uma quantidade não exagerada de batatas e de cebola. Pode deixar tanto a batata inteira, como corta-las em pedaços.


        

Não deixe a borda grudar na frigideira. Vá fazendo o formato da tortilla com uma espátula nas bordas. Deixe sempre solta a tortilla, mexendo a frigideira de vez em quando, para que a tortilla se mova para frente e para trás. Se tiver a técnica, vire a tortilla da frigideira num prato (tampe a frigideira com o prato e vire rápido) para fritar uniformemente os dois lados. Após crocante, esta pronta. Yah!


  Receita e Post por Marcelo Correa. Thank u!