quarta-feira, setembro 10, 2014

Trama Perfeita


As listras em zigue-zague criadas pela marca italina Missoni nos anos 50 são referencia ate hoje na moda e inspiram fashionistas do mundo todo.

Você pode ate não saber que a italiana Missoni tem mais de meio século de historia, mas reconheceria uma peça da marca. Seu tricô supercolorido, com listras em zigue- zague, se tornou um ícone fashion e referência para vários estilistas (inclusive, adoro usar as listras em minhas coleções). Fundada em 1953 pelo casal Ottavio e Rosita Missoni e atualmente comanda pelas filhas deles, Angela, a marca começou caseira (como a maioria das grandes empresas de moda europeias). Não demorou para que suas tramas caíssem no gosto das italianas.
Nos anos 60,  a Missoni já fazia sucesso no mundo todo. Nessa época, a mulher trocava o ultrafeminino "new look" criado pelo estilista francês Christian Dior, típico da década de 50, por roupas mais leves e fluidas, coloridas e ousadas. Foi quando a Missoni se destacou pela coordenação de muitas cores e formas soltas - e transformou o trabalho artesanal e o tricô em peças sofisticadas. Em 1966, o primeiro desfile da marca ganhou elogio da imprensa. Apenas três anos depois, os americanos aderiram ao estilo, com a ajuda da poderosa de Diana Vreeland, editora da Vogue Americana da época e uma das figuras mais reverenciadas da historia da moda.

 
Desde então, as pecas de tricô coloridas e ricas em texturas fazem a cabeça de muita gente, dando um ar hippie ate para as mais clássicas: a Missoni traçou um estilo de vida ''menos é mais'', que continua em alta. De vestidos a objetos de decoração, a marca serve de inspiração para grandes estilistas, como o americano Marc Jacobs, que bebeu na fonte italiana para conceber sua coleção primavera -verão 2011. O estilista vestiu suas modelos com saias e vestidos longos e soltos, estampados com claras referencias ao desenho da marca italiana - desenho este que também me inspira.
 


Além da trama zigue-zague, outro destaque da marca hoje é Margherita Missoni. Neta dos fundadores, ela é uma autentica it girl, termo usado para garotas bem-nascidas, ricas e que circulam pelos lugares mais badalados do mundo. Embaixadora da marca e estrela das campanhas, ela representa como poucas esse estilo fiel as raízes, mas com toques de modernidade.

Jacqueline Moraes

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