quinta-feira, janeiro 30, 2014

As 12 verdades que ninguém te conta sobre fazer mochilão


1.
Escolha um lugar para ir. Dizem que o mundo é pequeno pra quem viaja, mas se você
não tem nem idéia pra onde vai, o mundo pode ser bem grande.

1.b. Escolha de última hora, convença um daqueles amigos influenciáveis a ir junto dizendo que vai ser a viagem de suas vidas. E é mais ou menos isso aí o real planejamento.

2.
Arrume uma boa mochila, de preferência que tenha barrigueira. Lembre-se que o peso
da mochila é carregado no quadril (e nas pernas) e não nos seus ombros.

2.b .Sua primeira saga vai ser uma merda porque você resolveu economizar na hora de comprar uma mochila. Em vez de comprar uma decente, como as alemãs Deuter, vai preferir uma paraguaia. Na segunda vez vai tirar o escorpião do bolso e entender porque se paga mais de R$900 em uma mochila.

3.
O peso da mochila deve ser de no máximo 1/3 (um terço) do seu peso corporal. Por isso, preste muita atenção no que vai levar. Leve o mínimo necessário para sua aventura.
3.b. Como você é um sedentário e resolveu fazer o mochilão pra entrar em contato com seu lado aventureiro, vai descobrir o significado de uma dor mortal nas costas. Trouxa. Quem mandou desistir da academia.

4.
Ao invés de levar sabonete, shampoo e sabão em pó, pra lavar roupas, substitua tudo isso por uma pequena barra de sabão de coco de boa qualidade. Serve muito bem pra tomar banho e ter roupas limpas.
4.b. Seu cabelo e sua pele vão ficar como a de um sujeito perdido do deserto há 10 dias. Isso porque você esqueceu a porcaria do shampoo e do sabonete que sua namorada/mãe/cuidadora deixou separado debaixo do seu nariz. Quem não tem cão, usa aquele merda de shampoo 2 em 1 gratuito sem nome que os hostels dão de graça. Acostume-se.

5.
Leve uma corda plástica fina, uma tampa de pia, um prendedor de roupas e um canivete. Nunca se sabe quando você vai precisar amarrar sua mochila, encher uma pia para lavar roupas, pendurar seu nécessaire num banheiro sem gancho ou até mesmo secar roupas dentro da barraca;
5.b. Aceite o fato de que vai precisar usar camisetas, shorts, cuecas e meias sujas e/ou úmidas em certo ponto da viagem. Você não tem dotes domésticos no Brasil, quanto mais fora dele, cercado de festas e gringas gostosas por todo lado.

6.
Kit de primeiros socorros! Se você toma remédios específicos nunca se esqueça deles! Acredite, o Sistema Único de Saúde brasileiro é MUITO bom quando comparado com o de outros países.
6.b. Se você não fizer um seguro de saúde e por acaso quebrar o braço ou necessitar de algum remédio específico, se prepare para ligar para o papai choramingando por mais dinheiro. Sua conta bancária será arrombada. Ah, leve bastante engov, neosaldina, dorflex e remédios pra mal-estar estomacal, são itens básicos de sobrevivência na selva internacional. Spray de propólis também, você vai perder a voz e inflamar a garganta em algum ponto entre a quinta e a décima sétima festa.

7.
Se você for de avião/ônibus compre apenas a passagem de ida e volta (se suas férias têm data certa pra acabar). Outras passagens, deixe para comprar quando chegar lá.
7.b. Mate seu bloqueio contra pegar carona com pessoas esquisitas/fedorentas/bizarras. Você vai necessitar da generosidade delas para se deslocar.

8.
Reserve um hotel/pousada no primeiro destino, pois procurar hospedagem depois de várias horas mal dormidas, é desgastante. Mas reserve apenas a primeira noite, para que você não tenha cronograma e se veja obrigado a procurar outros lugares.
8.b. Sim, você vai reservar um quarto misto. Não, você não vai transar com duas nórdicas deliciosas sedentas por sexo na primeira noite. Nem na última.

9.
Se for de carro, trace um esboço da sua rota ideal, mas não se prenda a ela. Durante a viagem você vai receber varias dicas e ideias de locais pra visitar e você não deve estar engessado com datas e horários. A melhor coisa é nunca ter muito planos. Prepare-se pro pior, espere o melhor e aceite o que vier.
9.b. Compre um mapa local, de papel. Ao contrário do que a cultura Zuckerbergriana prega, eles ainda são úteis pra caralho. A porra da web *nunca* vai funcionar quando você precisa.

10.
Vá a bares, restaurantes e eventos freqüentados pelos ‘nativos’ do local. Fuja dos roteiros turísticos. Converse bastante com o pessoal da região, eles serão seus melhores guias para descobrir picos muito doidos e pouco freqüentados.
10.b. Confie em pessoas desconhecidas que estiverem bebendo com você. Elas sabem das coisas.
PS.: Leve seu canivete no bolso, ele pode ser necessário para escapar do cativeiro.

11.
Se você estiver num lugar muito bacana, se divertindo, fique. Fique um dia, dois, dez, as férias inteiras. Lembre-se que você não tem planos e nem objetivos concretos nessa viagem.
11.b. Se sua grana acabar e estiver em um local espetacular com pessoas incríveis, venda algo. Faça sexo por dinheiro. Mas dê um jeito de ficar mais tempo, são esses os momentos que fazem a vida valer a pena.

12.
Aproveite! Tudo! Todo o processo! Um mochilão não é apenas a estrada e a aventura. Os preparativos são muito prazerosos, a aventura e o frio na barriga durante a trip são incríveis e rever as fotos e contar as historias depois é fascinante. Curta! O mundo
virou o seu quintal!

12.b. Sua maior preocupação deve ser se arrepender do que não fez. É virtualmente impossível voltar com ressaca moral de um mochilão. O que acontece em Vegas/Machu Picchu/Europa ou numa sauna GLS na Bratislava, fica por lá.
 

quarta-feira, janeiro 29, 2014

Não namore uma viajante


Não, não namore uma garota que viaja.

Concordo: meninas que viajam não são para namorar. Não são futuro. Não te darão sossego, não te darão segurança alguma, não ligarão para você, não vão querer mudar os planos delas para viver o seu, digo, para viverem juntos os sonhos ambiciosos que qualquer um gostaria de viver.

A menina que viaja não planeja muito. Não está preocupada com a bolha imobiliari...a, com as rugas, com a ausência de batom na bolsa. A pergunta mais feita a ela "e o seu futuro" só faz vir a sua cabeça as palavras "terei muito orgulho do meu agora", mas vai te responder com um "sei lá, depois eu vejo. Uma hora vou ver." E depois de viajar tanto, terá adquirido tantas experiencias que estará a frente, mas muito a frente de alguns mestrados e pos graduados em algumas áreas. E falará alguns outros idiomas. É, alguns no plural.

No momento, trabalho é uma palavra que tem um significado bem diferente pra ela do seu. Ela trabalha não para comprar um carro e ter independência. Ela trabalha para comprar um avião, uma passagem de avião, e ter liberdade. Liberdade para chegar e ir embora quando convir, mudar tudo, ou o oposto, manter tudo que quiser quando se sentir feliz de verdade ali. Se der errado, sem dramas ela vai embora. Dirá para pessoas incrédulas, achando que ela se encontra num estado infantil de idealizaçao de um mundo tao bom, que nao é possivel para as pessoas convencionais: "se der errado, eu recomeço. já fiz isso, dá certo." Como ficar ao lado de alguém que se recusa a entrar numa compra de um apartamento na planta contigo por nao querer se arriscar assim e de repente, ela diz que viajará no proximo mês por alguns meses pra india sozinha? SOZINHA!

Entender a lógica dela é bem complicado. É intensa, linda e apaixonada que parece sair de um filme, mas um coração gelado com o que você pensa dela, nem parece fazer questão alguma da ter você só para ela. Não fuça seu celular, não faz bico porque voce deu carona para a menina que trabalha contigo, nao entende porque voce faz careta quando ela diz que irá apresentar a cidade para o amigo gringo dela. Mas aí ela faz aquele elogio de coisa que só a sua mãe fala do tipo "ah, mas que lindo que você sorri com o olho" e vai dizer que voce fica uma coisa de louco com seu allstar de estimaçao mais surrado que sua ex, elegante e super bem encaminhada para uma carreira de sucesso, tinha um ataque a cada vez que você tinha a intençao de levá-la para jantar usando eles. Que jogo baixo!

Você trabalha a semana inteira pesadamente, por anos junta dinheiro e vai comprando aos poucos móveis confortaveis e lindos, e a ingrata vai dizer "tá faltando uma rede aqui...". Quanto desdém com seu sofá ortopédico feito sob medida! Vai querer ficar na varanda, e ignorar sua televisão de alta definição, vai querer ir pra serra no final de semana, e nem é pra ficar num hotel desses feito com o ultimo conceito da arquitetura, é pra se enfiar no meio do mato até alcançar um ponto alto e dizer o quão fresco é o vento lá. E seu ar-condicionado? E sua wifi que poderia te mostrar aquela mesma vista pelo computador, sem precisar escalar aqueles pedregulhos todos? E pior que quando voltarem, no seu "camaro amarelo" totalmente empoeirado por ela ter te pego de surpresa e mandado você virar numa estradinha de chao horrivel, ela vai comentar que a noite mais linda dela foi dormindo numa pedra ao lado de uma cachoeira em Sumatra. Bem em cima da sua king size.

Se voce levá-la a uma festa, verá entre os saltos, cintos de metal e cabelos escovados com luzes, uma rasteirinha com uma blusa dizendo "I Tokyo" e um cabelão um pouco arrepiado até quase o meio das costas. Verá as meninas perguntando o nome daquele e do outro lugar, e a rodinha de pessoas querendo "conselhos para a viagem das próximas férias". só crescendo. Se você nao for bom de controlar ciumes e coisas assim... alias, se voce for ciumento, aí meu amigo, fuja como o diabo da cruz de uma garota que viaja. Ela atrai muita gente sem ser por causa do emprego bom, da grana, da roupa bacana, do cabelo lindo e maquiagem impecavel e essas coisas que a chuva leva embora.

Ela assiste tv. Para por horas em programas de culinária exótica, expedições pelo mundo e documentários de Surf em ilhas tropicais. Desliga assim que começa "resorts 7 estrelas". Não entende e nem se interessa por carros, a menos que seja um motorhome ou uma kombi adaptada. Vai falar de muitas coisas com pessoas que nao estao na tv, ou no jornal, ou nos bares, ou nas festas, ou nas rádios... vai falar de muita coisa fora disso, uma quantidade que você jamais saberia que poderia existir. Vai te deixar em silêncio, olhando para o horizonte, caso encontre alguém falando disso também. Ficará em silêncio quando você comentar com seus amigos aos risos da garota desleixada que nao vai na academia, e arruma um modo muito suspeito de viajar para os lugares "de carona por pessoas, com certeza somente homens, que devem ter muito 'prazer' em ajudar". Vai levantar os olhos ao ver você discursando sobre os conflitos sociais da turquia e dirá "você já esteve lá"? Tente uma estratégia diferente de "vi na carta capital".

Ela anda demais, se move demais, é avoada demais. Pensa que não vai envelhecer, e quer viver tudo agora. Pensa que a vida é assim. Não consegue ver férias como férias, como a vida de verdade. Insiste em dizer que é estilo de vida, e que pode viver esse sonho para sempre. As pessoas precisam comprar coisas, precisam ter uma carreira, precisam viver a realidade, e a realidade não é linda como as montanhas com neve, nem feliz como festival de música. Ela diz absurdos como os de que alguém pode realmente ser excepcional em sua área sem anos de estudos sérios em universidades. Vai enlouquecer seus pais, tementes a Deus, vivendo uma confortavel aposentadoria (ou quase lá) com papos de hinduismo, vida nomade e a felicidade no meio do mar.

Talvez você nem vá tao longe com ela, talvez nem chegue perto. É dificil colocar em palavras, mas talvez esse seja o tal do "feminismo exagerado". Ela diz que nao precisa de familia, que está muito bem solteira, que nao sonha com um vestido branco, uma casa bonita e um marido ao seu lado, a ajudando para tudo que ela nao seja capaz de fazer, como consertar o encanamento, tomas todas as decisões da vida dela por ela mesmo. Mesmo as grandes amigas de infancia e a familia nao entendendo porque ela afasta garotos que seriam tao bons maridos, pessoas para o resto de suas vidas, quando sua juventude se for e o interesse dela pelo mundo desaparecer junto. Ela precisa de alguém, ela precisa acordar, e ver que está vivendo essa fase adolescente que todos nós já vivemos e superamos. Ela precisa ser como todos para ser feliz, nao desperdice seu tempo tentando trazê-la para a normalidade. Ela vai acordar um dia, esperamos que antes da 3a idade, e dizer "eu nao deveria ter viajado tanto. Deveria ter trabalhado mais e assim todos os meus descendentes poderao usufruir do meu trabalho e sacraficio de uma vida inteira."

E não vai acreditar quando ela te trocar pelo "alternativozinho" que vai buscar ela de bicicleta.

Dá saudade dela chegando na sua casa de mochila e vestidinho de flor, dá vontade de dar uma de louco de vez em quando no meio do transito engarrafado de todo o dia, e "ouvir a minha voz interna". Mas a comida tem que vir de algum lugar, e nao estudei a vida toda para virar garçon em Jericoacoara. A profissão não me faz feliz, mas quem disse trabalho é diversao? É pra ganhar dinheiro, me alimentar, me divertir na medida do possivel, e voltar para fazer mais. Ela arrisca demais, tem sorte demais, por tanto tempo as coisas dando certo como mágica... mas um dia essa sorte acaba, e o sonho acabará. Tenho fé!

É fácil gostar da leveza de uma pessoa de uma vida de sonhos. É dificil acreditar nessa vida. Não dá pra acreditar nessa coisa de sorte, cosmos, energia, sei lá. Nao dá pra deitar na cama e pensar que ela pode estar em alguma parte do globo, andando sozinha, uma mulher tao bonita... nao dá pra esquecer uma menina lindinha, que riu do meu papo de "tá muito calor, eu queria, sem ofensa, te convidar para um lugar mais fresco" me deu um beijo, e me arrastou pra beira da praia, e me convidou para acampar na ilha grande no proximo final de semana. É responsabilidade demais levar nas costas tantas comparaçoes que ela pode fazer de voce com os demais caras do mundo. Segurança desse tipo para as mulheres nao as tornam boas moças de família, requerem uma constante reconquista, pois essas sabem muitos caminhos para a saída, caso nao estejam satisfeitas.

"um horizonte cambaleante" é o lema dela. O que para muitos é um desespero, para ela é a graça da vida. Acordar e ir a luta, pegar a estrada, pegar a trilha, ter uma atraçao cafona pelo céu, andar, voar, navegar quilometros para reencontrar um lugar que a fez muito feliz, para reencontrar alguem que a fez muito feliz. Vai embora, e voce a verá por fotos na internet com paisagens de cartoes postais, sorrindo, provavelmente nao lembrando de voce. Aí voce recebe uma mensagem após comentar na foto "que bom que viu essa foto, lembrei de voce tanto quando estava lá". Talvez essa pessoa tenha coraçao, mas nao sofre por nao me ter mais ao lado dela, logo, nao pode ser amor de verdade.

Garota que viaja, torcemos para que seja feliz, porém não dá. Não estamos prontos para amar alguém que ao invés de criar raizes, cria asas.

quarta-feira, janeiro 22, 2014

Uma carta para mim mesma há 10 anos atrás

 
Oi, Jacque.
Há grandes chances de você estar lendo essa carta enquanto corrige alguma lição de inglês. Você adora isso, né? Não é à toa que infernizou a coordenadora da sua escola até que ela topasse te deixar dar umas aulas (com a condição de que você não contasse sua idade para ninguém). Enquanto a preocupação da maioria das suas amigas é com que roupa ir à matinê ou como se declarar para aquele garoto, você tem que se preocupar em parecer mais velha e responsável. Eu sei como é. Aliás, sei de muitas coisas, afinal, eu sou você no futuro, e voltei pra te dar alguns conselhos que podem mudar a sua vida. Tome nota:
 
1) Mergulhe mesmo no universo dos idiomas que você adora. Continue levando o dicionário de inglês para o banheiro (no futuro vai ter algo chamado iPad, você não vai mais precisar carregar esse trambolho para onde vai), estude, leia, e pode continuar indo ao aeroporto internacional para puxar papo com gringos. Não, você não vai trabalhar com isso pra sempre (ainda bem!). De qualquer forma, conseguir se comunicar em outras línguas vai te ajudar muito em algo que você verdadeiramente ama – viajar pelo mundo.
 
2) Se quer mesmo tanto fazer a faculdade de Moda, faça. Eu acho que você não deveria investir quatro anos nisso, mas já que quer tanto, tudo bem. No futuro você será editora de um grande site criado por você e pelo seu namorado (é, a relação com seu namoradinho de hoje não vai dar em nada), e saber escrever e se comunicar vai ser essencial. Mas olha, não seja tão responsável assim. Falte mais. Sabe aquelas aulas de Matem´tica que você detesta? Só frequente o necessário para passar de semestre, cabule o restante. E não precisa ficar decorando um monte de coisas para tirar nota 10 como você gosta. Desencane disso. As pessoas mais interessantes que eu conheço tiraram pouquíssimos ou nenhum 10 na vida.
 
3) Aliás, por falar em trabalho, agradeça muito por você ter nascido nessa geração. Você ainda nem imagina, mas em alguns anos, fará parte de um movimento global no qual as pessoas podem finalmente trabalhar com o que amam de verdade – e isso definitivamente não significa ter que fazer somente uma coisa durante a vida toda. Significa fazer algo enquanto estiver divertido, e depois passar para a próxima. Eu juro que vai ser possível.
 
4) Jamais tente ser normal. Pessoas normais são entediantes. Há uma frase que diz que se você está fazendo algo igual a maioria das pessoas, então você está no caminho errado. Não mande CV pra mesmas empresas que todo mundo, não queria trabalhar na mesma área que todo mundo, não leia os mesmos livros que todo mundo. Seja diferente. Seja você. É um dos maiores desafios da vida.
 
5) Por falar em livros, leia muito mais. Você adora ler e no futuro vai te sobrar muito menos tempo para fazer isso do que você gostaria. Seus amigos vão te chamar de nerd, mas não se preocupe: ser nerd vai ser algo extremamente cool no futuro, por mais que seja difícil acreditar.
 
6) Não tente se encaixar em nenhuma religião. Religião escraviza, espiritualidade liberta. A resposta para suas perguntas é extremamente simples, e não está nas igrejas. Está em você. Deus nada mais é do que o todo. Deus é o universo, a natureza, o cosmos. Você é parte dele e tudo está interligado. Você é Deus (DEUS = EU). Por isso, sempre que precisar de algo, fale com o seu Eu Interior. Todas as respostas estão dentro de você.
 
7) Você vai ficar ansiosa para ter um carro, mas relaxe – esse dia vai chegar. E você vai batê-lo três vezes antes de realmente poder se considerar uma motorista, vai ser inevitável. Na dúvida, redobre a atenção nos cruzamentos.
 
8 ) Sei que é difícil acreditar hoje, mas ter um cachorro realmente dá trabalho e vai, sim, sobrar para seus pais te ajudarem. Por isso, espere um pouco. Hoje eu ainda estou esperando pelo dia no qual terei bastante tempo e dinheiro para ter a casa dominada por eles. Esse dia vai chegar, prometo para a gente.
 
9) Continue enchendo o saco dos seus pais para ir morar fora. Vá mesmo juntando um dinheirinho e, quando surgir a oportunidade, vá. Vai dar tudo certo e essa experiência vai mudar para sempre quem você é. Só tenho uma dica: fique por mais tempo. A saudade vai passar, e quando voltar, as coisas estarão no mesmo lugar te esperando, mas a oportunidade, ah, essa não volta, meu bem.
 
10) Aliás, a vida é cheia dessas oportunidades que não voltam. Cada pessoa tem uma antena ligada com o cosmos. Se uma coisa passa por você e você não a capta, ela vai para alguém que está com o radar ligado. Esteja atenta aos sinais.
 
11) Tire da sua cabeça essa história de querer fazer cirurgia para diminuir os peitos. Relaxa. Eles podem parecer muito grandes agora, mas vão diminuir conforme você cresce. E pasme – no futuro, a moda vai ser ter peitões, e as pessoas vão pagar fortunas e se submeter a cirurgias para ter um par de peitos parecidos com o seu. Espere e verá.
 
12) Cozinhe. Fique mesmo no pé da sua mãe enquanto ela prepara quitutes. E pratique agora que você tem tempo. No futuro, esse vai ser um dos seus hobbies preferidos, e quem sabe você virá a trabalhar com isso algum dia. Aproveite que tem tempo e pratique.
 
13) Aliás, aproveite o tempo como a coisa mais preciosa que você tem. Vai chegar uma época na qual você vai ter dinheiro, mas não vai ter tempo, e vai lembrar do passado desejando que tivesse aproveitado melhor o ócio.
 
14) Corte o cabelo. Pare com essa neurose de choramingar quando o cabeleireiro corta mais do que você pediu. Se entregue. Você vai ficar linda de cabelo curto.
 
15) Só trabalhe aos fins de semana ou vire noites se for para um projeto seu. A vida é muito curta para fazer isso por outra pessoa. Aliás, você é competente demais para trabalhar para os outros, não permita que se torne somente uma peça substituível.
 
16) Descobrir do que gosta de verdade e o que faz o seu coração vibrar é um dos maiores desafios da vida. Gaste o maior tempo possível tentando chegar a essas respostas. Elas irão te livrar de uma vida medíocre.
 
17) Se alongue. Todos os dias. Principalmente as costas. Você vai se agradecer no futuro.
 
18) Você não precisa ter 53 pares de sapato e nem 18 calças jeans como suas amigas. Sei que você fica se comparando com elas, e se sente desleixada às vezes, fazendo com que queira ficar comprando roupas. Desencane disso. Você vai enjoar das roupas e não vai ter onde colocar os sapatos. Depois vai doar tudo. Em vez de gastar com essas coisas, coloque esse dinheiro num cofrinho ou poupança. Quando tiver juntado um pouco, pegue todo esse dinheiro e vá viajar. Você vai ver como vai se sentir mais feliz.
 
19) O universo gosta de movimento, portanto, mexa-se. Não adianta nada ter um sonho e não se mover. Não permita que seus sonhos fiquem somente no papel.
 
20) Não passe tempo demais longe da natureza. Você vai descobrir mais para frente que é através dela que consegue recarregar suas energias e se conectar com Deus.
 
21) Aliás, sabe todos aqueles remédios para bronquite, rinite, sinusite? Você vai poder jogar tudo fora quando sair de São Paulo e só assim vai descobrir que o problema não está em você, e sim no ar envenenado que tem respirado.
 
22) Não gaste tanto tempo tentando agradar seus pais. Seja grata e sempre respeitosa com eles, mas se livre das amarras. Eles acham que sabem o que é melhor para você, mas você é a única pessoa que pode ter certeza disso. Se tiver que escolher entre agradar seus pais ou a você mesma, fique com a segunda opção. Eles vão te amar de qualquer jeito.
 
23) Você vai conhecer vários caras legais durante a vida e alguns babacas (confie no seu sexto sentido para diferenciá-los). Todos eles vão te ensinar coisas, mas haverá um que vai te ajudar a transformar a sua vida e abrir os seus horizontes. Você vai conhecê-lo pela internet, num site chamado “Orkut” (mais pra frente você vai entender). Além de namorados e parceiros, se tornarão sócios e criarão, dentre outras coisas, esse site onde essa carta está sendo publicada em primeira mão. Por mais que as ideias dele possam parecer malucas, confie. Vai ser uma das experiências mais transformadoras da sua vida.
No mais, curta sua vida. Ela vai ser linda.
Beijos,
Você, daqui a 10 anos.

terça-feira, janeiro 21, 2014

10 músicas para viajar


 



Ok, todas do Eddie Vedder!







                                          


segunda-feira, janeiro 20, 2014

Europa: Avião X Trem

 

Esse post é pra falar dessa que talvez seja a dúvida mais frequente entre quem viaja para a Europa: “Como me locomover entre os países, de avião ou de trem?”
É claro que cada um tem suas vantagens, então qual meio de transporte você vai escolher vai depender de qual é sua prioridade, vamos lá:
 
Tempo
Se você está correndo de uma cidade pra outra e não pode se dar ao luxo de perder tempo com transporte, provavelmente a primeira coisa que vai vir na sua cabeça é ir de avião. Cuidado! Na Europa, muitas vezes se perde o mesmo tempo em um deslocamento de avião que de trem! Não há dúvida de que o vôo é mais rápido, mas tem que se computar também o tempo de check-in (se for vôo internacional 2 horas…) e o tempo de deslocamento entre o aeroporto e o centro da cidade, tanto na cidade de partida quanto na chegada, e os aeroportos europeus em geral são bastante afastados, frequentemente leva-se mais de 1 hora para chegar a um aeroporto. Já as estações de trem são centrais, além de não ser necessária muita antecedência para embarque, o que acaba compensando a viagem mais longa. Frequentemente o tempo total do descolamento é similar, então pesquise essas informações.
 
Custo
Para alguns pode ser surpresa, mas viajar de avião, em geral, é mais barato que de trem. Na Europa existem diversas companhias chamadas “low cost”, ou seja, companhias aéreas de baixo custo, que vendem passagens a preços muito acessíveis. Mas não espere conforto, e esteja preparado para restrições de bagagem. Essas companhias frequentemente cobram separadamente taxas pra quem vai despachar a bagagem. Mesmo assim o preço do avião continua em vantagem.
Não se deixe enganar pela possibilidade de compra de passas de trem achando eu estará fazendo uma grande economia. Esses passes às vezes não compensam nem em relação à compra de passagens de trem avulsas, quanto mais quando comparado ao custo do avião.
Mais uma vez não se esqueça do custo de deslocamento para o aeroporto. Se for usar transporte público vale a pena, se for pegar um táxi vai encarecer bastante o deslocamento.
 
Conforto
Se for comparar o conforto entre os trens europeus e as companhias aéreas low cost de lá não existe discussão, o trem é muito mais confortável e prático. Se você pensa em investir em uma companhia aérea mais cara estará também bem servido (mas mesmo assim, na minha opinião, o trem continua sendo a melhor pedida).
 
Flexibilidade
Raramente as companhias low cost aceitam trocas ou cancelamentos de passagens, em geral suas regras são bastante restritas. Empresas mais caras oferecem tarifas flexíveis, resta pensar se o custo extra por isso irá compensar… As passagens de trem são mais disponíveis e podem ser compradas com menos antecedência, então mais uma vez ponto para o trem!
 
Experiência
Mais um quesito com vitória fácil do trem! Aviões são iguais em todo lugar do mundo, já trens são sempre uma experiência diferente… seja para o bem ou para o mal. No caso da Europa os trens são de altíssimo padrão, então pode ir sem medo!
Se for considerar um misto de todos os quesitos, nessa avaliação o trem levou vantagem. Mas ele perdeu em um quesito que muitas vezes é o fator limitante nas nossas viagens: o custo. Em minha opinião, se o custo não fosse um fator limitante eu não pensaria duas vezes e optaria sempre pelo trem, mas no meu caso o custo pesou e fiz a maior parte dos deslocamentos de avião… Agora conta pra gente a sua experiência aí nos comentários!
 
clandestinos.org

I'ts not make sence, ok was lemonade.

I was looking behind the light, she was walking on the bridge and the moon smiling like a cupcake. This was just the simple question to her, there are a lot of songs around, a big dreams and the new changes to Discovery.
To be, to buy, to work. Just don't worry.
Don't stop, don't stop.
This choc could be the my save, this food could be the help. The faster than the light, the big than the dream, go ahead and smile. This is could be the little or big opportunity to live your life on the world and around the photography.
This is not make a sence cause is not to you know about that.

 

Se puder, viaje!

 
Viaje. Se eu pudesse lhe dar apenas um conselho na vida, seria esse: viaje. Para a cidade ao lado, um outro país, uma ilha paradisíaca, uma praia inexplorada, um point de turismo, um bairro que você nunca visitou. Viaje na história de um livro, nos seus próprios sonhos, naqueles planos que, vez em quando, você acha que nunca vai realizar. Viaje com muito dinheiro, sem um tostão no bolso, com um superguia preparado, sem saber pra onde ir, de carro, de ônibus, de avião ou de carona em uma nuvem. Apenas viaje.
Viaje porque viajar é uma das melhores coisas da vida. Porque sair da bolha em que a gente vive o dia-a-dia, te juro, é essencial. Porque sempre dá pra crescer conhecendo gente nova, outras culturas, outras ruas, outras vielas, outros sotaques, outras risadas. E é bom conhecer sonhos, planos e maneiras diferentes de viver a vida. Seja naquela rua em que você nunca foi, naquele livro sobre um outro país ou indo conhecer aquela famosa praia do Nordeste. Viaje para entender porque a gente vive falando que não há nada como voltar para casa. Sem sair, você nunca vai saber de verdade aonde quer ficar.
Acorde um dia e se torne um turista. Em sua própria cidade mesmo, enquanto não der para ir mais longe. Em seu próprio quarto, até na internet, vendo vídeos de outros lugares. Saia do óbvio, abandone um pouco suas repetições e se proponha a conhecer coisas novas. Não se limite a barra de favoritos de seu navegador. Que site novo você já conheceu hoje? Que mundo novo você quer conhecer?
Guarde os centavos, deixe de comprar aquela blusinha muito cara, economize no que puder economizar. E, um dia, abra o mapa mundi e escolha: que locais do mundo você quer ir? Não desanime porque hoje você ainda não consegue. A gente nunca sabe aonde pode chegar. Mas leve este conselho: viaje. O máximo que puder, para os lugares mais impensados, da forma que for possível a você. Se puder, viaje. Porque viajar, pode anotar, é um dos maiores investimentos da vida. E você vai me agradecer um dia.

sexta-feira, janeiro 17, 2014

10 filmes que se passam em Paris

 
Que nunca sonhou em conhecer a famosa cidade luz? Enquanto você ainda não pode viajar para Paris, que tal conhecer um pouco mais da cidade e seus pontos turísticos assistindo a essas histórias incríveis? Confira nossa listinha e se inspire muito!
  • Paris, Te Amo
 
O filme vai levar você a um verdadeiro passeio por Paris sem precisar sair de casa. A história é composta por 21 curtas e cada um se passa em um bairro diferente da cidade. O legal é que cada curta foi feito por um diretor diferente e tem como tema principal o amor. Impossível não amar!
  • O Fabuloso Destino de Amélie Poulain 
 

Após deixar a vida que levava no subúrbio e ir para o bairro de Montmartre, Amélie ver sua vida mudar completamente. Tudo por causa de uma caixa escondida no banheiro de sua casa e assim parte em busca do antigo morador pensando que a tal caixa pertencesse ao cara.  Em seguida, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, descobrindo assim uma nova forma de ser feliz. Nessa nova etapa Amélie ainda encontra o amor aonde menos esperava. O filme é lindo e um dos meus preferidos.
  • Antes do Pôr-do-Sol
 
A história se passa em vários pontos turísticos de Paris, principalmente na margem do Senna e gira em torno de Jesse e Celine. Eles se conheceram por acaso em uma viagem, passando o dia juntos e se separando no início do dia seguinte. Nove anos depois eles se reencontram e passam algumas horas juntos conversando sobre o que aconteceu em suas vidas durante os anos que ficaram longe.
  • Meia Noite em Paris

A comédia romântica conta a história de Gil, um roteirista americano que vai com sua noiva para a cidade luz e acaba tendo uma grande surpresa.  Durante seus passeios noturnos, toda vez que o relógio marca meia-noite, ele é transportado para a Paris da década de 20. Isso mesmo! E é nesse cenário que Gil acaba encontrando todos os pintores e escritores famosos que passaram pela capital. Quer mais um motivo pra assistir o filme? Woody Allen é o diretor, Rachel McAdams e Owen Wilson são os protagonistas.
  • Lola
 
A cantora e atriz Miley Cyrus dá vida a Lola, uma garota que vive em um mundo cada vez mais conectado pelas redes sociais e tem dificuldades em manter uma relação saudável com sua mãe. Em meio aos romances e amizades da escola, Lola e seus amigos acabam embarcando em uma divertida viagem para Paris. Sou completamente apaixonado pela trilha sonora do filme. Tem Foster The People, Keane, Jonathan Clay e a própria Miley. Está esperando o que pra assistir Lola?
  • Moulin Rouge  
 
Christian é um jovem escritor que enfrenta seu pai para poder se mudar para Paris. Chegando a cidade ele conhece um cara chamado Henri que o apresenta ao famoso cabaré Moulin Rouge. Esse cabaré possui um mundo próprio, e é nele que Christian acaba se apaixonado por Satine, a principal estrela do Moulin Rouge. Ah, preste atenção na trilha sonora do longa que é incrível!
  • Os Sonhadores

No ano de 1968, o jovem Matthew vai estudar em Paris e conhece os irmãos gêmeos Isabelle e Theo. Os três logo se tornam amigos, dividindo experiências e relacionamentos enquanto Paris vive a efervescência da revolução estudantil. O filme se passa boa parte no quartier Latin e na Université de la Sorbonne.
  • A Invenção de Hugo Cabret
 
O filme vai te levar a Paris dos anos 30, na qual o órfão Hugo Cabret vive escondido nas paredes de uma estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai. Um belo ele conhece a jovem Isabelle, com quem faz amizade e logo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. A partir daí a dupla se envolve em uma aventura mágica pelas ruas da cidade.
  • Ratatouille
 
Não poderíamos deixar essa divertida animação de fora da nossa listinha. A história gira em torno do ratinho Remy, que tem o sonho de se tornar um grande chef de cozinha. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele acaba indo parar em um restaurante mega famoso e conhece um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e o cara fazem um acordo: o rato fica escondido sob o chapéu do ajudante e indica o que ele deve fazer ao cozinhar. É claro que essa dupla atrapalhada vai arrumar muita confusão nessa restaurante.
  • O Código Da Vinci


Baseado no livro de Dan Brown, a história do filme segue Robert Langdon, um famoso simbologista que é convocado a comparecer no famoso Museu do Louvre após o assassinato de um curador. A morte deixou uma série de pistas e símbolos estranhos, os quais Robert precisa decifrar. Enquanto ele tenta solucionar o caso, o personagem passa por alguns pontos turísticos da cidade e deixa a gente com ainda mais vontade de ir correndo pra França.
Outros filmes que se passam em Paris são Corcunda de Notre Dame, Paris-Manhattan, O Último Tango em Paris, Piaf: Um Hino ao Amor e algumas cenas de Monte Carlo, filme estrelado pela Selena Gomez.

terça-feira, janeiro 14, 2014

Barbecue à lá French

            Olá Leitores, Como estão?
Me desculpem minha ausência no blog, mas vou continuar a postar com mais frequência novamente.  O blog não doca especialmente em apenas um tema, seja pela moda, viagem, cultura, fotografia, mas também com a Culinária. Por isso, criei o Barbecue à lá French, é ótima opção de lanche no final da tarde, quando surge aquela vontade de comer algo diferente. Espero que gostem =)


            Ingredientes : (Porção para uma pessoa.)
  • 1 Bife (patinho, alcatra, mignon).
  • 4 rodelas finas de Cebola
  • 1/2 xícara de alho picado
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 pão francês
  • 2 colheres de sopa de maionese
  • 1 laranja cortada em 8 pedaços
         Modo de Preparo:
  1. Numa frigideira antiaderente, coloque o azeite, o alho e as rodelas de cebola. Misture tudo em fogo médio ate dourar a cebola e o alho.
  2. Assim que dourar, coloque o bife e frite e use 2 pedaços de Laranja para o caldo e reserve.
  3. Corte o pão pela metade e coloque uma colher de maionese nas duas partes. Coloque na mesma frigideira para dourar e tampe por 15 segundos aproximadamente virando as duas partes. Quando estiver totalmente dourado pressione  o pão com a espátula.
  4. Passe a outra colher de maionese no pão e coloque o bife com as cebola e alho.
  5. Use os pedaços de Laranja  para decorar e usar como molho.

 
                                                                                                           Jac Moraes


 

sexta-feira, janeiro 10, 2014

64 Conselhos realmente úteis (que ninguém dá)





Pessoas que ferram qualquer um, vão mais que provavelmente pisar na sua cabeça pra ferrar qualquer um. Afaste-as da sua vida.
Algumas pessoas acham normal te julgar… tente não ser como elas. E as ignore.

Fonte: http://www.sossolteiros.com/64-conselhos-realmente-uteis-que-ninguem-da