terça-feira, junho 10, 2014

Tortillas de Patatas

 
A Tortilla espanhola tradicional, é também conhecida como "Tortilla de Patatas" ou tortilha de batatas, uma espécie de omelete feita com batatas e cebola, temperada apenas com sal. Tem muitas variações, como a Tortilha Brava temperada com páprica picante, ou a Tortilla à Paisana, que leva Chorizo (chouriço, outra comida típica) e pimentões. Mais que saborosa, faz parte da história e da alma do povo espanhol, assim como a Paella e o Chorizo. Sem dúvida um dos pratos mais representativos da rica cozinha da Espanha.
 Ingredientes 
1 batata grande e 2 ovos (tortilla grande)
1 batata pequena e 1 ovo (tortilla média)
1 cebola grande

Sal a gosto
Óleo de girassol ou azeite de oliva.
Obs.: de preferência ovos caipiras, que são mais saborosos, ainda que mais caros.
Modo de preparo
Corte a batata em rodelas, lave e seque bem com papel toalha (fritar batatas sequinhas é fundamental). Salgue a batata a gosto.
Corte a cebola.
As batatas podem ser cortadas em rodelas inteiras, ou em rodelas cortadas na metade. E a cebola pode tanto ser cortada picadinha, quanto em corte “pluma” (termo em espanhol):


Deixe pré-aquecer o óleo na frigideira. Logo após, despeje e frite as batatas cruas na frigideira, com bastante óleo. Deixe fritar até o ponto de começarem a se desmanchar a um aperto com a colher, e estarem levemente douradas.

 
Depois de fritas, escorra o excesso de óleo e retire-as pouco a pouco, num prato com papel toalha para retirar este óleo excessivo.

Num recipiente próprio, quebre 1 ou 2 ovos inteiros (um ou dois, dependendo do tamanho da tortilla desejado) e bata bem, até vivar uma pasta uniforme.

Agora coloque uma quantidade não exagerada de batatas e de cebola. Pode deixar tanto a batata inteira, como corta-las em pedaços.


        

Não deixe a borda grudar na frigideira. Vá fazendo o formato da tortilla com uma espátula nas bordas. Deixe sempre solta a tortilla, mexendo a frigideira de vez em quando, para que a tortilla se mova para frente e para trás. Se tiver a técnica, vire a tortilla da frigideira num prato (tampe a frigideira com o prato e vire rápido) para fritar uniformemente os dois lados. Após crocante, esta pronta. Yah!


  Receita e Post por Marcelo Correa. Thank u!


Nenhum comentário: