sexta-feira, junho 06, 2014

Cultura South Africa

 


A África do Sul é uma nação com muitas cores, línguas e tradições. A cultura do povo é altamente diversificada, muito devido à diversidade étnica.
Além dos nativos africanos (79%), existe um grande número de descendentes de imigrantes europeus e asiáticos.
São 49 milhões de habitantes e onze línguas oficiais: africâner, inglês, ndebele, pedi, sotho, swati, tsonga, tswana, venda, xhosa e zulu. Existem ainda vários dialetos. Cerca de 86% da população acima de 15 anos é alfabetizada.


Com tradições distintas de suas etnias, África do Sul tem identidade rica em todos os aspectos
 
A música sul africana, a dança, a pintura, assim como a literatura do país, a sua arquitetura, seus museus com a exposição de suas relíquias, apresentando seus acervos que guardam a memória de sua história, documentos, objetos que faz entender a evolução artística e cultura de seu povo.
 
Miriam Makeba e o grupo Ladysmith Black Manbazo são expoentes sul-africanos e ganharam espaço pelo mundo na luta contra o regime segregacionista. A cantora, que ficou conhecida como “Mama Afrika” e pela música “Pata Pata”, chegou a ter sua nacionalidade revogada no auge do apartheid. Já o conjunto produziu álbuns ao lado do cantor Paul Simon e se apresentou com sucesso por vários países
 
Mesmo minoria, os africâners, de descendência holandesa, ainda têm uma importância considerável na cultura sul-africana. Além da língua e de alguns costumes, a dança "sokkie" é popular entre os jovens. Os movimentos entre os casais são embalados por músicas pop, e o nome vem do termo "sock", que significa meias, em inglês. Tradicionalmente, os dançarinos praticavam sem os sapatos.
As esculturas, pinturas, o trabalho do artesanato, que tem como mostra as criações dos artesãos que retratam os hábito, costumes, a fauna, a flora, assim como também a matéria prima utilizada para a confecção dos objetos que identificam a arte e cultura das África do Sul, com sua pinturas coloridas, vivas.
Viajar para a África do Sul, passear pelas sua cidades turísticas, conhecer seus atrativos turísticos, observando sua arquitetura, ir de encontro as galerias de arte do país, participar de um festival como o bushveld, principalmente voltado a sua cultura.
Os vinhos sul-africanos são uma tradição do país e possui excelente qualidade. As regiões vinícolas, em Western Cape, faz parte dos roteiros turísticos mais populares da África do Sul.
O turista que tem destino turístico a África do Sul, terá uma boa bagagem de conhecimento cultural e artístico do país, fazendo um city tour, pelas centros culturais, de arte, que mostram a verdadeira história de seu povo, quer na música, na dança, na literatura, na pintura, é maravilhar-se pelo país que possui uma riqueza cultura ativa muito forte, com sua cantorias, e dança.

Gastronomia sul-africana
A culinária sul-africana recebeu a influência dos povos pré-colonização (khosai, xhosa e sotho) e dos britânicos e holandeses. A base da culinária é a carne (vaca, frango porco). O vinho também é faz parte desta culinária, sendo a África do Sul um importante produtor desta bebida.
Existe uma espécie de evento social tradicional sul-africano chamado de braai, cujo centro é a comida. Num braai, espécie de churrasco, os homens assam e grelham as carnes, enquanto as mulheres cuidam das saladas e sobremesas. No braai são grelhados diversos tipos de carnes e embutidos (salsicha, coxas de frango, costeletas, carne seca, rabo de boi, linguiça entre outros tipos).
O bitong também é comum na África do Sul. Trata-se de um bife de carne seca que, tradicionalmente, é muito consumido enquanto se assiste alguma atividade esportiva.
Cottage pie
Welsh rarebit
 
 
Milk tart
 
 

Músicas:

 
 Jacqueline Moraes

 

Nenhum comentário: