sábado, fevereiro 22, 2014

Fashion Russia

 
Da Rússia com amor. A analogia com título do filme serve como uma luva para descrever aquela que é uma das principais tendências da estação. O país do Leste europeu, de Invernos rigorosos e vigorosas tradições, assume-se com uma das mais fortes e arrebatadoras fontes de inspiração para o próximo Outono. Cores, padrões, texturas, documentos históricos e histórias de amor conjugam-se uma espiral de criatividade onde os sentimentos e as emoções riam com referência de um passado imperial.
Entre a rigidez e disciplina do estilo militar e a exuberância colorida do folclore, traça-se os contornos de um país que vibra apaixonadamente entre opostos, com as mais eternas histórias de amor. É inevitável a referencia do Doutor Jivago, o filme que conta a historia de um medico surpreendido por amores e dúvidas no meio de uma revolução. Sob o pano de fundo histórico, traça-se o perfil de um povo, representado por anónimas figuras. O guarda-roupa do filme, rodado em 1965, já era na altura um testemunho de elegância  que volta agora a dar sinais de sua temporalidade.
Rigoroso nos cortes e sofisticados em detalhes, esse estilo made from Russia aposta nos materiais nobres (é o caso do veludo, dos pelos e dos brocados) e distingue-se pela ornamentação dos trajes (onde é frequente a aplicação de borlas e galões). Exuberante sem ser excessivo, o estilo russo prima pelo equilíbrio luxuoso, intensamente colorido.
O mesmo equilíbrio que nos faz pensar em requintados ambientes imperiais, habitados por czares, imperatrizes e outras personagens aristocráticas. No limite da fronteira entre o histórico e o sonhado, recriam-se silhuetas trabalhadas no limite, brilham pormenores, destacam-se tons quentes e descobrem-se peças especiais como os ovos precioso que o czar Aleksandr encomendava ao mais importante joalheiro da Coroa como prova de seu amor pela imperatriz Maria-Feodorovna. Era assim que, em 1885, se iniciava a tradição dos ovos de Fabergé e se acrescentava um novo símbolo a eternidade pela Rússia imperial. 

Um comentário:

Patrícia Moino disse...

Rússia,
uma paixão!

Neste breve vídeo mostro toda a história do território que se tornou a atual Rússia.

http://prezi.com/nnvhxvih4vli/construcao-de-um-imperio/