quinta-feira, julho 03, 2014

Não faça promessas de amor

Parece que o tema que mais preocupa as pessoas em relacionamentos amorosos é a fidelidade. Olhando com mais calma, o que parece ferir uma pessoa traída foram o pacto quebrado e a sensação de ver a confiança abalada. Algumas até reivindicam que o jogo tivesse sido aberto antes da pulada de cerca e que pudesse ter sido posto na mesa o mal-estar que precipitou a traição.
Existem dois tipos de promessas: as realizáveis e as impossíveis. Mas não notamos que, no começo de um relacionamento, fazemos todo tipo de promessa sem o menor entendimento da realidade da vida. Fazemos por automatismo, romantismo barato e para garantir para pessoas naturalmente inseguras que nada dará errado.
Quero levantar algumas promessas típicas e suas inconsistências filosóficas:


“Vou te amar para sempre”
Essa afirmação é bonita, mas seria como dizer “sentirei tristeza daqui três semanas”. Como é possível garantir que o amor, um sentimento que depende de múltiplas variáveis para ser sustentado, pode sobreviver para todo o sempre? Sentimentos não são previsíveis, ou pelo menos não são mensuráveis ao longo do tempo. O que poderia ser prometido então? Talvez “farei todos os esforços para renovar meu amor com o passar do tempo”. Menos romântico e mais plausível.
“Nosso amor vai superar todos os obstáculos”
Não, não vai. No máximo fará que atravessem as questões juntos, e estar próximo pode piorar ou melhorar a situação. O que resolve problemas é a sabedoria de um casal, não seu amor. Cultive sabedoria, pois sem ela seu amor naufragará.
“Você nunca mais se sentirá só”
Vai sim, mesmo com a pessoa do seu lado ainda sentirá em muitos momentos um abismo entre o seu mundo idealizado e a realidade. Muitas vezes dirá coisas que ninguém compreenderá e tomará decisões pelas quais só você pode se responsabilizar. Você poderá ter apoio, mas solidão não depende de ter alguém ao lado.
“Depois que te conheci soube que a felicidade seria por toda a vida”
Se a causa de sua felicidade for sustentada nos ombros de uma pessoa, cuidado. É certo que vai quebra a cara, pois você espera infalibilidade de pessoas falíveis e mutantes. Coloque sua realização em se dispor a abrir a mente, ajudar os outros e criar felicidade.
***
O problema das promessas românticas é que elas têm como objetivo aplacar qualquer tipo de ambivalência e angústia próprias da vida. Ela quer uma vida blindada de mudanças e sofrimento e por isso mesmo são pequenas expressões de delírios coletivos. Não há uma resposta definitiva para a vida, a não ser considerar que tudo fatalmente muda e é cíclico.
Se você é capaz de amar sustentando esse paradoxo, pense duas vezes antes de fazer promessas que sabe de antemão que nunca serão cumpridas. Mas também recomendo que as pobres almas crédulas que caíram em algum tipo de golpe pensem duas vezes antes de aceitar palavras sem sentido. Se houve marmelada, a responsabilidade é sua também.

Nenhum comentário: