domingo, julho 27, 2014

Músicas que falam sobre o Rio de Janeiro

 
O Rio de Janeiro é uma partitura aberta
Por André Delacerda e Diogo Fagundes,
Qual(is) a(s) música(s) que mais lembram a cidade do Rio de Janeiro?
Certamente a número 1 da parada de sucessos eternos, é a marchinha de carnaval “Cidade Maravilhosa”, composição de André Filho. Esta música é o hino da cidade.
“Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil” ( Cidade Maravilhosa – André Filho)


Para prosseguir na procura por músicas que façam referências ao Rio em seus refrões. Resolvi fazer uma pequena seleção das que exaltam as paisagens do Rio, como: “Do Leme ao Pontal” no vozeirão do Tim Maia, quer mais Carioca que ele? É a caricatura do Carioca despojado. E vamos seguindo até chegar a eloqüente “Rio 40º” na voz de Fernanda Abreu. Não esquecemos de também por refrões que enaltecem personagens reais, como a beleza da mulher Carioca, em “Ela é Carioca”, do imortal Tom Jobim.
 
 
Pontal, que faz parte da música do Leme ao Pontal
Vamos relembrar então:
“Do Leme ao Pontal
Não há nada igual
Do Leme ao Pontal
Do Leme ao Pontal!
Não há nada igual” (Do Lema ao Pontal – Tim Maia)


 
A mulher carioca inspirando músicas
“Ela é carioca
Ela é carioca
Basta o jeitinho dela andar
Nem ninguém tem carinho assim para dar
Eu vejo na luz dos seus olhos
As noites do Rio ao luar” ( Ela é Carioca – Tom Jobim)


 
Até o calor dos dias de verão estão nas músicas
“Rio 40 graus
Cidade maravilha
Purgatório da beleza
E do caos…” (Rio 40º – Fernanda Abreu)

 
 
O contraste de paisagens do Rio inspiram letras
“O Rio de Janeiro
Continua lindo
O Rio de Janeiro
Continua sendo
O Rio de Janeiro
Fevereiro e março…” ( Aquele Abraço – Gilberto Gil)

 
 
As cores da cidade são uma explosão musical
Esse samba todo mundo canta, é uma das músicas obrigatórias no carnaval, junto com a marchinha “Cidade Maravilhosa”. É o samba antológico que Silas de Oliveira compôs para o desfile do Império Serrano. Não deixariamos de colorar na seleção. Ah! Tem também os sambas da Acadêmicos do Salgueiro. Como tudo acaba em samba, vamos a eles:
“O Rio do samba e das batucadas
Dos malandros e mulatas
De requebros febris” ( Aquarela Brasileira – Silas de Oliveira/Império Serrano)

“Chego ao Rio de Janeiro
Terra do samba, da mulata e futebol
Vou vivendo o dia a dia
Embalado na magia
Do seu Carnaval, explode
Explode Coração
Na maior felicidade” ( Peguei o Ita no Norte – Compositores/Salgueiro)

“Um “Rio de Amor” vai desaguar
Meus versos vêm no “Tom” da Poesia…
…Da beleza que irradia”

“Eu sou o Rei da Boemia
Carioca, sou da Lapa, Patrimônio cultural
E me banhei de alegria, tiro onda, dou meu jeito
Minha Vida é um carnaval” ( O Rio Continua Sendo – Compositores/Salgueiro)

 
 
O Rio de Janeiro visto do alto na letra de Tom Jobim
Essa consideramos uma das mais lindas, é de emocionar só de ouvir. Tom é o mestre, o mestre Carioca, seu amor ao Rio é incontestável, basta dizer ele é um dos pais da Bossa Nova, um dos três ritmos – Samba, Bossa Nova, Funk – que embalam esta cidade.
Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito prá mim. ( O Samba do Avião – Tom Jobim)

Essa do Marcelo D2, é uma das mais novas, é uma mistura de rimas, enaltece uns bairros, a mistura de ritmos, instrumento do samba como a caixa e bumbo, e o músico Carioca.
 
 
Não há como não cantar essa cidade
Eu admito que a ocasião é boa
em cima de um samba-funk
o pensamento absolutamente junkie
O bumbo é como um soco
a caixa é como um tapa
O som nasceu no Andaraí e se criou na Lapa
Me lembro muito bem, ouvindo Jorge Ben” ( É Isso que Eu Tenho no Sangue – Marcelo D2)

Se fossemos colocar todas as letras que enaltecem o Rio de Janeiro, não ia sobrar espaço para tanta música, quem souber de mais uns refrões que falam sobre o Rio, por favor postem nos comentários. O Rio agradece.
 
 
Certamente as belezas do rio inspiraram e vão inspirar muitos músicos
“Foi um rio que passou em minha vida
E meu coração se deixou levar” ( Foi um Rio que Passou em Minha Vida – Paulinho da Viola)


Jacqueline Moraes

Nenhum comentário: