terça-feira, julho 29, 2014

Esporte e conforto nas montanhas

  • Bariloche
A típica cidadezinha de montanha, que abriga a maior estação de esqui da América do Sul, esbanja paisagens naturais, estrutura, charme e badalação. Ao todo, o belíssimo complexo de esqui Cerro Catedral exibe 53 pistas e 39 teleféricos que atendem visitantes com perfis variados. Na alta temporada, cerca de 15 mil turistas circulam pela vila todos os dias. Entre eles, estão desde bem dispostos praticantes dos esportes de neve até os mais preguiçosos, interessados em simplesmente aproveitas um pouco de frio e tudo com direito a sofisticação e boa gastronomia.
 Nesse quesito, a estruturada rede hoteleira do principal destino de inverno argentino não deixa nada a desejar, com destaque para os resorts e chalés cercados por bosques e montanhas cobertas de neve e imensos lagos azuis. Bariloche é uma região versátil e requintada.
  • Valle Nevado
 A 3.025 metros de altitude, incrustado nos Andes chilenos, esse complexo é um destino que atrai esquiadores mais dedicados. De qualquer ponto da região, a imponente cordilheira impressiona, seja em sua face mais intocada (uma sequência de paredões abruptos de neve), ou na estruturada área equeipada com os teleféricos. Por lá, o que não falta é conforto nos hotéis, restaurantes, bares, spa e na maior estaçao de esqui do Chile, com 35 pistas. Outra vantagem é que no máximo 3.300 pessoas podem esquiar ali por dia. Esse controle populacional deixa a neve menos disputada e é uma vantagem e tanto para quem, de fato, pretende melhorar a performance no esqui ou no snowboarding pelos 40 km de pista da estação. Outros interessantes diferenciais desse destino gelado chileno ficam por conta da natureza preservada e a garantia de refúgios tranuilos para quem quer evitar tumultos.

 
       Esqui
  •  Bariloche: No total, são mais de 600 hectares de superfície esquiável em 53 pistas bem-sinalizadas e de diversos níveis de dificuldade, que alcançam dois mil metros de altura sobre o nível do mar. O desnível pode chegar a 970 metros. A escola Mountain prepara os visitantes para esquiar e praticar snowboard. É um destino democrático, em que boa parte dos visitantes é aprendiz, mas que não decepciona os experts, privilegiados com pistas mais desafiantes como a Conexión, bem larga e sem árvores.
  •  Valle Nevado: Os 900 hectares esquiáveis se dividem em 39 pistas como quatro diferentes níveis de dificuldade e catorze teleféricos para subir aos setores exclusivos para prática do esporte, a 3.205 metros sob o nível do mar. O desnível chega a alcançar 810 metros, podendo terminar em áreas fora de pista com excelente neve virgem. Há escolas de esqui para todos os níveis. Valle Nevado é uma sede da Copa do Mundo de Snowboard, única estação esportiva escolhida na América do Sul.

      Outros Passeios
  • Bariloche: Democrática, a vila celebra a diversidade. Mesmo quem não pratica esqui pode se impressionar com o visual dos mirantes e dos teleféricos. Há um bondinho só para pedestres, o Cable Carril. No retorno, além dos esportes de neve, há opções como andar a cavalo nos bosques preservados, encarar expedições 4x4, praticar rafting por corredeiras no rio Manso, caminhar no Parque Nahuel Huapi e até kitesurf no lago.
  •  Valle Nevado: A pedida da "vila-resort" é, de fato, a imersão nos esportes de neve. Além do esqui tradicional, é possível praticar o fora de pista e o heliski, modalidade em que os esquiadores sobem de helicóptero a 4.500 metros (altitude raramente atingida na maioria das estações de esqui) e deslizam por encostas íngremes. Também há opções para apreciar as paisagens geladas em voos de asa-delta e safáris de esqui.
 
     Gastronomia
  • Bariloche: A típica cozinha de montanha é valorizada nos diversos restaurantes que servem desde a irresistível fondue de queijo (La Marmite) a deliciosas trutas pescadas na região (Tarquino). O destaque é a tradição da cozinha patagônica que inclui os defumados - de carnes de caça ou salmão. Uma boa pedida é o Rincón Patagónico, que oferece pratos típicos, como cervo, cordeiro e javali. Para adoçar o paladar, vale seguir até o alto do Cerro Campanario, que ganhou fama pelo seu incomparável chocolate quente, ou explorar as charmosas confeitarias, que oferecem doces de todos os tipos.
  • Valle Nevado: A cozinha do Valle Nevado tem múltiplas nascionalidades. Você pode passar pela Itália (La Trattoria), pela França (La Fourchette d'Or), pela Suiça (Le Montagnard), pelo Japão (Sushi-bar) e terminar o tour no próprio Chile, provando a culinária regional do bufê do El Mesón Chileno. Vale experimentar o peixe congrio, os molhos salgados á base de abacate e os frutos do mar.

Jacqueline Moraes

Nenhum comentário: