terça-feira, fevereiro 19, 2013

Trabalho remunerado, mochilão e estudo no exterior

     Algumas pessoas me perguntam se é normal trabalhar durante o mochilão para esticar a viagem, mas nunca veio em minha mente fazer isso no primeiro meu primeiro mochilão. Também imagino que não seja algo simples trabalhar ilegalmente em restaurantes pelo caminho. Seria menos arriscado usar a arte para conseguir algum dinheiro. Tocando violão nas praças, dançando, etc.
    Além disso, o aproveitamento da viagem pode ficar comprometido pelo simples fato de que qualquer empregador tem suas exigências. A empresa sempre vai querer lucrar o máximo com você. Muitas horas de trabalho para salários razoáveis.
    Mas também existem aqueles que simplesmente querem estar no exterior e se sujeitam ao que vier. Avalie e veja se este é o seu perfil.
    Acredito que um caminho interessante seria trabalhar legalmente em um país, usando-o como base para explorar também os demais países da região, e esta opção normalmente é concedida apenas aqueles que vão estudar ou que querem um estágio profissional. Segundo o meu conhecimento, hoje existem 6 destinos no mundo onde você pode fazer um mix de estudo, trabalho e mochilão. Isso tornará a experiência da viagem bastante rica, acadêmica e profissionalmente.
     Esses 6 destinos são:


O programa de viagem será de no mínimo 6 meses, que podem ser realizados de duas formas:
* 3 meses exclusivos de estudo + 3 meses só de trabalho
O primeiro período de estudo deverá ser de estudo intensivo (30 aulas por semana). Já o trabalho também será intensivo (40 horas semanais). O trabalho deverá ser procurado por conta própria ou a escola poderá lhe auxiliar cobrando uma taxa para isso. Não é exigido um nível prévio de inglês para este caso.

* 2 meses exclusivos de estudo + 4 meses de estudo e trabalho
O primeiro período de estudo deverá ser de estudo intensivo (30 aulas por semana). O segundo período será dividido entre estudo e trabalho (Meio período de estudo + meio período de trabalho). Obrigatoriamente a escola lhe auxiliará na alocação em uma vaga de trabalho. É exigido nível INTERMEDIÁRIO ALTO de inglês para este caso, pois você passará por uma entrevista prévia por telefone ainda no Brasil.

* Estudo universitário por pelo menos um ano
A partir do sexto mês de estudo você poderá procurar emprego por conta própria fora da universidade. Ao terminar o curso, o estudante pode ficar no país apenas trabalhando pelo mesmo período que estudou, com possibilidade de prorrogação. O legal desta opção é que os cursos universitários já são em uma área específica e têm forte peso acadêmico no currículo. Peso este que excede o de estudo de idiomas exclusivamente. Além disso, a pessoa junta bons pontos para aplicar para um programa de imigração canadense.


* É possível trabalhar nas férias da Universidade (Dezembro, Janeiro e Fevereiro) em resorts, estações de esqui, redes de fast food, parques, etc. Para isso é necessário ter o inglês intermediário alto para passar por entrevistas em feiras de recrutamento. Você paga a passagem aérea, o visto, uma taxa de participação e deverá ir com pelo menos uns USD1000,00 para eventualidades. No final do período de trabalho, você poderá viajar pelos EUA por até 30 dias mais.

* Qualquer curso universitário nos EUA que tenha duração igual ou maior a 9 meses, lhe habilita a se inscrever para um programa chamado OPT. Que lhe permitirá trabalhar de forma remunerada por até 12 meses após o término do curso. Neste caso, você trabalhará na sua área de formação, agregando experiência profissional e acadêmica. É um dos programas mais fortes para a carreira.


* O simples fato de estar matriculado em um curso de pelo menos 4 meses já lhe permite procurar um emprego de meio período. Você só poderá trabalhar enquanto estiver estudando.

* Existe um programa chamado Academic Year na Irlanda.Neste programa pode-se estudar e trabalhar por 6 meses e ficar mais 6 meses só trabalhando. O inglês pode ser básico. Outro ponto positivo é a localização. Muitos estudantes usam a Irlanda como base para um grande mochilão pela Europa. O fato de poder estudar, trabalhar e mochilar, torna esta opção uma das melhores no quesito custo/benefício, pois o valor do pacote geralmente é o mais acessível de todas as 5 opções.


* O simples fato de estar matriculado em um curso de 4 meses ou mais, já lhe permite procurar um emprego para trabalhar por meio período enquanto estiver estudando. O único ponto negativo neste caso é custo um pouco mais alto dos pacotes de estudo.

* Para estudantes ou recém-formados em Hotelaria/Hospitalidade, é possível aplicar para um programa de estágio remunerado na Austrália. O inglês deve ser intermediário alto/ preferencialmente avançado e o currículo deve ser excelente. A remuneração é bem interessante e a região é cercada de países bem exóticos e baratos para mochilão.


* O estudante matriculado em um curso de pelo menos 6 meses e que tenha um certificado IELTS de pontuação 6.0 ou maior, pode pedir autorização de trabalho (meio período) no momento que estiver requerendo o visto de estudante.
* Até Junho de 2013, intercambistas (indo para a cidade Christchurch) que se matricularem em um curso com duração de 4 meses ou mais, poderem pedir a autorização de trabalho (meio período) na hora que estiverem aplicando para o visto de estudante.
* Para estudantes da área de turismo/hotelaria, é possível aplicar para um programa de estágio remunerado. O inglês deve ser avançado e o currículo deve ser excelente. A remuneração é bem razoável e o país é um dos que mais agrupam belezas naturais.


* Você pode ir apenas para trabalhar por até 12 meses (procurando emprego por conta própria), desde que tenha até 26 anos, vínculo universitário e inglês intermediário. Geralmente os trabalhos mais fáceis de conseguir são no setor de serviços/turismo. Mas a abertura é geral. O visto é requerido ainda aqui no Brasil. Você também poderá estudar se quiser.

                              Jacqueline Moraes

Fonte: Mochilão sem Fronteiras

Nenhum comentário: