quarta-feira, abril 04, 2012

Cultura da Pascoa

Por misturar história, cultura e religião, o período da Páscoa é comemorado de formas diferentes em diversos países do mundo.

  • Brasil é comum celebrar a data em família ao redor de uma mesa farta e distribuir ovos de chocolate. 
  • EUA as comemorações acontecem durante o dia, em lugares ao ar livre, onde as crianças fazem brincadeiras com ovos de páscoa coloridos que são escondidos pelos coelhos. Na Quinta Avenida de Nova Iorque acontecem desfiles, enquanto na Casa Branca há a tradicional caça aos ovos de páscoa.
  • Inglaterra a brincadeira tradicional é a guerra de tortas de lebre e o chute de garrafas. 
  • Italia é um dos países europeus que celebrar a Páscoa com grande devoção e entusiasmo. De norte a sul, são intermináveis ​​procissões, rituais e festas tradicionais que são preparadas com muita dedicação.
  • Já na Grécia acontecem procissões, quando são utilizados ovos vermelhos representando o sangue de Cristo. Estes ovos são quebrados quando as pessoas anunciam que Cristo ressuscitou.
  • Suécia a Páscoa aproxima-se ao dia das bruxas dos EUA, pois as crianças se fantasiam e saem pelas casa pedindo doces.
  • Na India comemoram a Festa de Holi para lembrar o aparecimento do Deus Krishna.
  • China as pessoas visitam os túmulos dos seus antepassados e fazem oferendas num evento chamado Ching-Ming. 
  • Em países como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia, a tradição é a decoração de ovos para serem dados de presente a amigos e parentes.

 Não sou muito a favor do nosso costume na data da Pascoa, onde não se pode comer carne vermelha mas eu sou meio revoltada e vou numa churrascaria ou como um verdadeiro fast food. Trocar ovos de pascoa eu não sou muito a favor, pra mim tudo isso não passa apenas de mais do que um dia do Consumista onde acaba virando uma obrigaçao para muitos. Nunca fui muito chegada ao chocolate mas acho que a Pascoa aqui ja perdeu um pouco da excencia e a cada ano marcas novas surgem querendo entrar no mercado e virar aquela guerra de quem vende mais e os preços nem preciso dizer que são ABSURDOS
Ja prefiro a cultura americana, deve ser muito mais divertido pegar cascas de ovos e pinta-los ao inves de se preocupar em quem da o melhor ovo.

    Happy Easter; Buona Pasqua; Kalo Paska; Glad Påsk; Joyeuses Pâques; Felices Pascuas

Nenhum comentário: